Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Comércio a retalho cresce 1,3% em Agosto

O crescimento homólogo do comércio a retalho acelerou em Agosto ao avançar 1,3%, mais 0,3 pontos percentuais do que o crescimento homólogo de 1% que havia sido registado em Julho. A contribuir para esta evolução esteve o comportamento do comércio de bens alimentares.

Bloomberg
David Santiago dsantiago@negocios.pt 30 de Setembro de 2014 às 12:57
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...

O índice de volume de negócios no comércio a retalho avançou 1,3% em Agosto quando comparado com o mesmo período do ano passado. De acordo com os dados divulgados esta terça-feira, 30 de Setembro, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o aumento homólogo verificado no comércio a retalho acelerou em Agosto relativamente a Julho.

 

Depois da subida homóloga de 1% registada em Julho, o comércio a retalho acelerou o ritmo em 0,3 pontos percentuais no passado mês de Agosto. A justificar a evolução positiva homóloga e em cadeia do comércio a retalho esteve, essencialmente, o comportamento verificado ao nível dos produtos alimentares, que inclui ainda bebidas e tabaco.

 

Em termos desagregados houve, portanto, uma melhoria ao ser registada uma evolução homóloga do índice relativo a produtos alimentares de -0,4% em Agosto, depois dos -1,4% verificado em Julho. A importância deste segmento para o comportamento do comércio a retalho em Agosto é tanto mais notório quando analisada a evolução em cadeia. Depois da subida de 0,2% verificada em Julho deste ano, o mês de Agosto registou um aumento do consumo de bens alimentares de 2,9%. 

 

Já a evolução do índice do agrupamento de produtos não alimentares desacelerou em Agosto. Depois da subida homóloga de 2,8% verificada em Julho, o mês de Agosto apresentou uma evolução de 2,6% face ao mesmo mês de 2013.

 

Sob uma perspectiva em cadeia, o passado mês de Agosto registou, face a Julho, um crescimento do índice de volume de negócios no comércio a retalho de 2,3%. Em Julho, face a Junho, havia sido registada uma subida de 2,4%.

 

Emprego no comércio a retalho

 

Em Agosto, o índice relativo ao emprego no sector do comércio a retalho registou, em termos homólogos, uma ligeira contracção de 0,1% depois de em Julho ter crescido 0,2%. Face a Julho deste ano, em Agosto de 2014 o índice de emprego do comércio a retalho contraiu 0,1%, depois de em 2013 ter registado um crescimento de 0,2%.

 

Já as remunerações neste sector aumentaram 0,3% em Agosto, contra o mesmo período do ano passado, após uma variação homóloga de 1,3% registada em Julho.

 

Em cadeia, as remunerações caíram 3,4% em Agosto relativamente a Julho, quando em 2013 se havia registado uma queda entre Julho e Agosto de 2,5%. 

Ver comentários
Saber mais INE Comércio a Retalho
Outras Notícias