Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Confiança dos consumidores e dos empresários recuou em Outubro

As famílias estão um pouco mais apreensivas com as perspectivas de evolução da economia e do mercado de trabalho. Entre os empresários, há também mais pessimismo, à excepção dos que actuam no sector da construção.

Miguel Baltazar/Negócios
Negócios 29 de Outubro de 2015 às 11:08
  • Partilhar artigo
  • 17
  • ...

O indicador de confiança dos consumidores interrompeu em Outubro a tendência ascendente que se observava desde o início de 2013 ao diminuir em Outubro face a Setembro, mês em que havia registado o valor mais elevado desde Junho de 2001.

De acordo com os resultados dos mais recentes inquéritos de conjuntura divulgados nesta quinta-feira, 29 de Outubro, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), as famílias encaram com maior pessimismo as perspectivas de evolução da economia e do mercado de trabalho, embora vejam com melhores olhos a evolução das suas poupanças e da situação financeira do agregado

Também os empresários estão mais pessimistas. O indicador de clima económico agravou-se em Outubro, após ter estabilizado nos dois meses anteriores, reflectindo uma degradação da confiança no sector da Indústria Transformadora, do Comércio e dos Serviços, embora esta tenha aumentado na Construção e Obras Públicas.

Na Indústria Transformadora, segundo o INE a confiança diminuiu ligeiramente, devido ao contributo negativo das apreciações sobre a procura global. Já no Comércio, o efeito fica a dever-se ao contributo negativo das apreciações sobre o volume de vendas; enquanto nos Serviços a percepção de uma evolução negativa por parte dos empresários prende-se com a actividade da empresa e a evolução da carteira de encomendas.

Ver comentários
Saber mais INE confiança famílias empresários conjuntura economia
Outras Notícias