Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Confiança na economia da Zona Euro sobe para máximo de três anos e meio

A confiança na economia da Zona Euro voltou a aumentar em Março, atingindo mesmo o valor mais elevado desde Junho de 2011 e superou as estimativas dos analistas.

Reuters
Sara Antunes saraantunes@negocios.pt 30 de Março de 2015 às 10:19
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

O indicador de sentimento económico aumentou, em Março, para 103,9 pontos, segundo os dados divulgados esta segunda-feira, 30 de Março, pela Comissão Europeia e citados pela Bloomberg. Este é o nível mais alto desde Junho de 2011 e supera as previsões dos economistas consultados pela agência de informação americana que apontavam para uma leitura de 103 pontos.

 

A contribuir para esta evolução estiveram todos os componentes analisados neste indicador. O índice de confiança da indústria melhorou, passando de -4,6 pontos, em Fevereiro, para -2,9 pontos em Março. Já o indicador dos serviços aumentou de 5,3 pontos para 6,0 pontos e entre as famílias a melhoria foi de -6,7 pontos para -3,7 pontos.

 

Entre os 19 países que compõem a Zona Euro só a Irlanda não tem dados, num mês em que 12 países registaram melhorias nos indicadores de confiança.

 

Entre os países que registaram uma redução dos níveis de confiança está a Grécia, cujo indicador passou de 98,2 pontos, em Fevereiro, para 96,8 pontos, em Março, com todo os agentes económicos a contribuírem para este comportamento. Isto numa altura em que Atenas está em negociações com os credores sobre a lista de medidas que terá de implementar para conseguir ver concluída com sucesso a última revisão do programa de ajustamento acordado com a troika e ver libertadas as últimas tranches da ajuda.


Em Portugal verificou-se uma melhoria deste indicador, com a confiança das famílias a atingir um novo máximo de 13 anos. 

 

Entre os maiores países da Zona Euro a tendência foi de melhoria do indicador. Alemanha, França, Itália e Espanha viram a confiança na economia melhorar em Março. 

 

(Notícia actualizada às 10h36 com mais informação)

Ver comentários
Saber mais confiança Zona Euro Comissão Europeia conjuntura economia
Outras Notícias