Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Confiança dos empresários alemães sobe mais do que o previsto em Dezembro

O índice ZEW de expectativas económicas subiu pelo segundo mês consecutivo em Dezembro, sugerindo que a economia alemã deverá acelerar a recuperação no início de 2011.

Edgar Caetano edgarcaetano@negocios.pt 14 de Dezembro de 2010 às 10:23
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
O índice elaborado pelo instituto de pesquisa ZEW, que mede as expectativas de investidores e empresários na Alemanha para os próximos seis meses, subiu para os 4,3 pontos em Dezembro, contra os 1,8 pontos no mês anterior.

Os economistas consultados pela Bloomberg previam um avanço mais moderado, para os 3,9 pontos.

“A análise do relatório demonstra um aumento da confiança (dos empresários) devido ao recente aumento da inflação e a condições cambiais mais favoráveis, já que o euro depreciou ligeiramente face ao dólar desde o final de Outubro”, diz Annaliza Piazza, uma analista do Newedge Group, em nota enviada ao Negócios.

A recuperação da economia alemã tem liderado a expansão económica da Zona Euro, com muitas empresas a aumentarem os postos de trabalho para responder à procura externa. O resultado tem sido uma subida dos resultados de várias empresas, desde o sector automóvel até às empresas tecnológicas.

“A Alemanha destaca-se claramente na Zona Euro, pela robustez do sector industrial e das exportações”, diz à Bloomberg Nick Kounis, economista do ABN Amro NV em Amesterdão.

Ver comentários
Saber mais ZEW Alemanha Zona Euro
Mais lidas
Outras Notícias