Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Confiança dos norte-americanos atinge mínimos de cinco meses

O elevado desemprego nos EUA continua a minar a confiança dos norte-americanos na recuperação económica do país.

Ana Luísa Marques anamarques@negocios.pt 27 de Julho de 2010 às 15:37
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
O índice de confiança dos consumidores, elaborado pelo Conference Board, caiu de 54,3 pontos em Junho para 50,4 pontos em Julho, o nível mais baixo dos últimos cinco meses.

Este valor ficou abaixo do antecipado pelos economistas, que aguardavam uma queda para os 51 pontos.

A confiança poderá continuar a ser afectada enquanto os níveis de desemprego no país se mantiverem elevados. Actualmente, a taxa de desemprego nos Estados Unidos está nos 9,5%.

“Os consumidores temem que o desemprego volte a aumentar”, refere um economista contactado pela Bloomberg. “Os consumidores precisam de ver que as empresas estão a voltar a contratar para alterar o seu estado de espírito”, acrescenta o mesmo economista.

A percentagem de pessoas que espera que os seus rendimentos aumentem durante os próximos seis meses caiu para 10%, o nível mais baixo desde Abril 2009. Já a percentagem de pessoas que espera um aumento no número de empregos disponíveis caiu de 16,2% para 14,3%.

“As preocupações sobre as condições empresariais e o mercado laboral estão a deixar os consumidores mais preocupados”, afirmou Lynn Franco, directora do centro de pesquisa sobre o consumidor, pertencente ao Conference Board.

No passado dia 21 de Julho, o presidente da Reserva Federal, Ben Bernanke, alertou que vai demorar muito tempo até que a economia volte a recuperar os 8,5 milhões de postos de trabalho perdidos em 2008 e 2009.
Ver comentários
Outras Notícias