Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Consumidores e empresários mais confiantes

Os níveis de confiança de consumidores e empresários subiram, mas ainda assim em alguns casos a melhoria foi ténue em Janeiro.

Bruno Simão/Negócios
Negócios 29 de Janeiro de 2015 às 10:11
  • Partilhar artigo
  • 1
  • ...

Os consumidores portugueses estão um pouco mais confiantes em Janeiro, tendo o indicador que mede esta confiança atingido o valor mais elevado desde Maio de 2002, anunciou esta quinta-feira, 29 de Janeiro, o INE.

 

Desde o início de 2013 que a tendência neste indicador tem sido ascendente, estando mais optimistas em relação à evolução da poupança, à situação económica do país para os próximos 12 meses e até para a evolução do desemprego.

 

Já quanto ao clima económico a subida em Janeiro foi igualmente ligeira, "interrompendo o perfil negativo iniciado em Setembro", escreve o INE.

 

A confiança na indústria transformadora, na construção e obras públicas e no comércio melhorou, mas nos serviços piorou. 

 

Na indústria, o indicador de confiança atingiu o valor mais elevado desde Agosto de 2008, com boas expectativas em relação à produção e à procura global, mas sem grande entusiasmo em relação à evolução dos "stocks" de produtos acabados. 

 

Nas obras públicas e construção, o indicador está em máximo desde Setembro de 2010, com boas perspectivas ao nível do emprego, mas sem entusiasmo na evolução da carteira de encomendas. Ainda hoje o Negócios noticia que o sector da construção e imobiliário acredita que este ano pode ser o da inversão, depois de 13 anos consecutivos de quebra de produção. 

 

Já no comércio, os empresários acreditam na evolução positiva nas vendas e na actividade.

 

Onde há mais pessimismo é mesmo no sector de serviços, o único em que o indicador de confiança, em Janeiro, caiu e após ter recuperado em Dezembro. 

 

Ver comentários
Saber mais INE confiança consumidores indústria
Outras Notícias