Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Economia russa cresce ao ritmo mais lento desde 2010

O PIB russo registou o crescimento mais lento, desde 2010, entre Julho e Setembro de 2012. A situação económica mundial está a prejudicar as exportações do país.

Rita Dias Baltazar rbaltazar@negocios.pt 12 de Novembro de 2012 às 14:36
  • Partilhar artigo
  • ...
A economia russa cresceu, no terceiro trimestre de 2012, ao ritmo mais lento desde o início de 2010, segundo a agência Bloomberg. A agricultura e a indústria foram os sectores que mais contribuíram para este desempenho negativo.

O Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 2,9% entre Julho e Setembro de 2012, relativamente ao mesmo período do ano anterior. Os dados revelados hoje, segunda-feira, pelo serviço federal de estatística, em Moscovo, ultrapassaram as estimativas dos economistas consultados pela Bloomberg que apontavam para os 2,8%.

A produção agrícola registou uma queda homóloga de 7,7% em Setembro e a extracção de grãos de trigo, de que a Rússia é o terceiro maior exportador mundial, caiu 24%, em 2012.

Vladimir Puttin que iniciou, em Maio, o terceiro mandato como presidente da Rússia, com a promessa de criar 25 milhões de novos empregos e impulsionar o investimento, depara-se agora com um desafio.

A situação económica mundial tem se apresentado como um obstáculo às exportações e reduzido a procura de petróleo, gás e metais de que a Rússia é produtora.
Ver comentários
Saber mais Rússia economia Vladimir Puttin
Outras Notícias