A Economist Intelligence Unit elevou a sua previsão de crescimento para Portugal, bem como a previsão para a inflação. Os factores de maior risco residem fora das fronteiras nacionais, apesar das eleições que vão decorrer no país.
"Prevemos agora uma aceleração para 2,4%" do produto interno bruto (PIB) deste ano, pode ler-se numa nota publicada no dia1 de Julho. A estimativa anterior era de 1,7%.
Os especialistas da unidade de análise da revista britânica The Economist realçam o "excepcionalmente forte primeiro trimestre", período em que a economia portuguesa cresceu 2,8%, o que representa o ritmo mais célere em quase 10 anos.
"A expansão deverá ser justificada pela procura interna, em particular pelo consumo privado e pelo investimento", salientam os especialistas.
Já para os anos seguintes a Economist Intelligence Unit prevê um abrandamento do crescimento, com o PIB a aumentar 1,7% em 2018 e a expandir-se a uma taxa média de 1,6% entre 2018 e 2021.
Os analistas realçam que a economia portuguesa está exposta a alguns riscos, nomeadamente externos, com o nível de incerteza a ser elevado devido à vitória de Donald Trump nos EUA, às eleições legislativas que decorreram no Reino Unido e ao Brexit, cujo processo ainda vai demorar e promete fazer correr muita tinta.
A Economist antecipa que a taxa de inflação dispare de 0,6%, registada em 2016, para "uns 1,8% mais saudáveis este ano".
Quanto ao cenário político, a unidade económica "não espera que as eleições autárquicas desestabilizem o Governo, apesar de haver risco de poderem aumentar a tensão entre o PS e os seus apoiantes externos [CDU e Bloco de Esquerda], especialmente se o PCP tiver um resultado abaixo do esperado."
Na oposição, "um resultado fraco do PSD pode aumentar a pressão para uma demissão do líder do partido, Pedro Passos Coelho."
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Negócios, efectue o seu registo gratuito.
Marketing Automation certified by E-GOI
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.