Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Espanha pode aprovar imposto sobre património

Zapatero pode seguir-se a Berlusconi, que já anunciou uma taxa especial sobre os rendimentos mais elevados, adianta o jornal "Expansión".

Diogo Cavaleiro diogocavaleiro@negocios.pt 19 de Agosto de 2011 às 11:28
A Espanha pode aprovar hoje um imposto sobre o património, recuperando uma taxa que foi abandonada em 2008. A notícia é avançada pelo jornal espanhol "Expansión", que indica que esta é uma taxa que tinha sido suspensa em 2008 por ter sido considerada "obsoleta".

O objectivo da reactivação deste imposto é cumprir os objectivos do défice acordados com Bruxelas. Na época em que foi suspenso, a recompensa tributária alcançada era de dois mil milhões de euros por ano, indica o "Expansión".

O Governo espanhol já se tinha mostrado arrependido por ter eliminado este imposto. "Se tivéssemos previsto esta crise, não o tínhamos eliminado", comentou Elena Salgado, ministra das Finanças, em 2010.

Os sindicatos mostraram-se ontem preparados para medidas de moderação salarial em troca, precisamente, da recuperação deste imposto sobre o património, escreve o mesmo diário.

Hoje, realiza-se um Conselho de Ministros extraordinário onde serão anunciadas medidas anti-crise, e as fontes consultadas pelo jornal espanhol não descartam a possibilidade deste imposto ser aprovado já hoje.

Contudo, também no dia 26 de Agosto se realiza outro Conselho de Ministros. A ministra Elena Salgado já indicou que serão aí aprovadas novas medidas de austeridade, de forma a evitar o adensar dos receios de um contágio da crise da dívida, que já levou, por exemplo, o Banco Central Europeu a actuar fortemente no mercado obrigacionista para comprar títulos espanhóis.

Na semana passada, Sílvio Berlusconi anunciou que iria impor uma taxa sobre os rendimentos mais elevados, uma medida incluída no pacote de austeridade avaliado em 45,5 mil milhões de euros.
Ver comentários
Saber mais Espanha José Luis Zapatero Itália austeridade crise da dívida
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio