Notícia
Espanha pode aprovar imposto sobre património
Zapatero pode seguir-se a Berlusconi, que já anunciou uma taxa especial sobre os rendimentos mais elevados, adianta o jornal "Expansión".
- 4
- ...

O objectivo da reactivação deste imposto é cumprir os objectivos do défice acordados com Bruxelas. Na época em que foi suspenso, a recompensa tributária alcançada era de dois mil milhões de euros por ano, indica o "Expansión".
Os sindicatos mostraram-se ontem preparados para medidas de moderação salarial em troca, precisamente, da recuperação deste imposto sobre o património, escreve o mesmo diário.
Hoje, realiza-se um Conselho de Ministros extraordinário onde serão anunciadas medidas anti-crise, e as fontes consultadas pelo jornal espanhol não descartam a possibilidade deste imposto ser aprovado já hoje.
Contudo, também no dia 26 de Agosto se realiza outro Conselho de Ministros. A ministra Elena Salgado já indicou que serão aí aprovadas novas medidas de austeridade, de forma a evitar o adensar dos receios de um contágio da crise da dívida, que já levou, por exemplo, o Banco Central Europeu a actuar fortemente no mercado obrigacionista para comprar títulos espanhóis.
Na semana passada, Sílvio Berlusconi anunciou que iria impor uma taxa sobre os rendimentos mais elevados, uma medida incluída no pacote de austeridade avaliado em 45,5 mil milhões de euros.