Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Europa é a única zona do mundo desenvolvido em recessão

Dados da OCDE confirmam que a União Europeia está em recessão e que, dentro dela, a Zona Euro soma já seis trimestres consecutivos de queda do PIB.

Bloomberg
Negócios 21 de Maio de 2013 às 11:00
  • Assine já 1€/1 mês
  • 5
  • ...

A União Europeia é a única zona do mundo desenvolvido que permanece em recessão, confirmam dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) que comparam os dados mais recentes sobre a evolução do PIB, relativos ao primeiro trimestre deste ano.

 

O PIB médio da UE recuou 0,1% nos três primeiros meses de 2013 por comparação com o trimestre anterior, em que havia caído 0,5%. Na Zona Euro a recessão é mais prolongada (seis trimestres consecutivos de queda do PIB, na que é a série mais longa de recuo do PIB desde que o euro foi lançado, em 1999) e também mais profunda, tendo o Produto sofrido uma contracção de 0,6% na recta final de 2012 seguida de uma nova queda de 0,2% nos três primeiros meses deste ano.

 

Enquanto na Europa a recessão persiste ainda que menos acentuada, no Japão e nos Estados Unidos a retoma ganha algum balanço. O PIB japonês cresceu 0,9% no primeiro trimestre deste ano, depois de ter fechado 2012 a crescer 0,3%; nos Estados Unidos, a economia progrediu 0,9% no primeiro trimestre, após 0,1%.

Ver comentários
Saber mais OCDE PIB trimestre recessão Europa Zona Euro
Mais lidas
Outras Notícias