Conjuntura Famílias portuguesas mais pessimistas

Famílias portuguesas mais pessimistas

Os consumidores portugueses estão menos confiantes com a evolução da sua situação financeira, da poupança, da situação económica do país e do desemprego.
Famílias portuguesas mais pessimistas
Miguel Baltazar
Nuno Carregueiro 29 de junho de 2016 às 09:52

O índice que mede a confiança das famílias portuguesas voltou a descer em Junho, reflectindo a evolução desfavorável de todas as componentes, refere o Instituto Nacional de Estatística, revelando que os consumidores estão mais pessimistas com as perspectivas relativas à evolução da situação financeira do agregado familiar, da poupança, da situação económica do país e do desemprego.

 

O indicador atingiu um valor negativo de 12,6 em Junho, abaixo dos -11,9 de Maio e regressando ao nível registado em Janeiro deste ano. Desde o início deste ano só em Abril o índice tinha registado uma evolução desfavorável, sendo que tem vindo a observar uma "tendência ascendente desde o início de 2013", refere o INE.

 

Esta deterioração do nível de confiança dos portugueses aconteceu num mês em que foram várias as instituições a reverem em baixa as estimativas de crescimento para a economia portuguesa.

 

Ainda assim, apesar da evolução global negativa, vários sub-indicadores do índice continuam a recuperar. É o caso da opinião dos portugueses sobre "a realização de compras importantes", que aumentou nos últimos seis meses e atingiu em Junho o valor máximo desde Abril de 2004.

 

No que diz respeito à confiança dos empresários, que é medida pelo indicador de clima económico, estabilizou em Junho, após ter aumentado entre Março e Maio. Neste mês atingiu 1,2 pontos, igualando o verificado no mês anterior e o registado em Outubro do ano passado.

 

O indicador de confiança aumentou na indústria transformadora, após ter diminuído entre Março e Maio, enquanto na construção e obras públicas diminuiu ligeiramente. No comércio a confiança dos empresários aumentou entre Abril e Junho e nos serviços diminuiu em maio e Junho.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI