Conjuntura Indicador do Banco de Portugal aponta para recessão mais branda no segundo trimestre

Indicador do Banco de Portugal aponta para recessão mais branda no segundo trimestre

Actividade económica e consumo privado recuaram em Maio ao ritmo mais ténue desde meados de 2011.
Indicador do Banco de Portugal aponta para recessão mais branda no segundo trimestre
Nuno Carregueiro 21 de junho de 2013 às 13:47

A actividade económica e o consumo privado continuam a evoluir de forma negativa, embora agora de forma menos intensa, sinalizando que a economia portuguesa está a recuperar no segundo trimestre do ano, face à recessão que já se prolonga há nove trimestres.

 

O indicador do Banco de Portugal para medir a actividade económica recuou 1,9% em Maio deste ano, o que representa a queda menos intensa desde Julho de 2011. Nos três meses anteriores este indicador recuou sempre 2%, depois de ter descido 2,1% em Janeiro.

 

Estes dados apontam para que a recessão da economia portuguesa tenha abrandado no segundo trimestre, depois de nos primeiros três meses do ano o PIB ter recuado 4% em termos homólogos e 0,4% face ao trimestre anterior.

 

Uma tendência que é confirmada por outro indicador revelado esta sexta-feira pelo Banco de Portugal. O índice do Banco de Portugal para medir o consumo privado recuou 3,5% em Maio, o que representa a descida menos intensa desde Junho de 2011. Em Abril o indicador tinha recuado 3,9% e nos meses anteriores a queda tinha sido sempre superior a 4%.

 

Um relatório publicado hoje pelo Instituto Nacional de Estatística também aponta para uma recuperação da economia portuguesa. O indicador de actividade económica apresentou uma leitura negativa de 1,8% em Abril, melhorando face a uma quebra de 2,6% no mês anterior, de acordo com dados divulgados esta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). É a menor descida desde meados de 2011. Em grande parte do ano passado, o indicador marcou quedas superiores a 4%.

 




Saber mais e Alertas
pub

Marketing Automation certified by E-GOI