Notícia
Indicador avançado da OCDE continua a apontar para recuperação da economia
O indicador que tenta antecipar pontos de inflexão da actividade económica em relação à tendência subiu em Janeiro pelo décimo mês consecutivo.
- 2
- ...
A última actualização dos indicadores avançados, divulgada esta segunda-feira pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), continua a apontar para uma progressiva melhoria da conjuntura económica em Portugal e na Zona Euro.
O indicador que tenta antecipar pontos de inflexão da actividade económica portuguesa em relação à tendência subiu em Janeiro pelo décimo mês consecutivo, elevando-se a 99,74 pontos, já muito próximo da média de longo prazo, fixada em 100 pontos.
Entre Dezembro de 2012 e Janeiro deste ano, o indicador avançado para Portugal registou uma subida mensal de 0,29% (a maior destes dez meses de subida) e registou também uma progressão em termos homólogos, de 1,75% - a mais ampla de três meses seguidos de variação positiva.
Os indicadores avançados da OCDE apontam, por outro lado, para uma estabilização das condições económicas na Zona Euro (designadamente em França e Itália) e para uma “retoma do crescimento” na Alemanha, maior economia da região.