Conjuntura INE confirma inflação negativa em agosto

INE confirma inflação negativa em agosto

Os preços baixaram 0,1% em agosto, confirmou esta quarta-feira o INE. Os números indiciam alguma recuperação nos preços dos restaurantes e hotéis e, pelo contrário, uma redução de preços dos combustíveis. Confirma-se aumento de 0,51% para as rendas em 2020.
INE confirma inflação negativa em agosto
Negócios 11 de setembro de 2019 às 11:37

A inflação voltou a ser negativa durante o mês de agosto, revelou esta quarta-feira o Instituto Nacional de Estatísticas, que confirma assim a primeira estimativa divulgada no final do mês passado. Com os preços a baixarem 0,1%, verificou-se, ainda assim, uma taxa superior em 0,2 pontos percentuais à de julho, na sequência de uma recuperação dos preços da classe dos Restaurantes e hotéis. Em sentido contrário, é de assinalar uma redução de preços dos combustíveis, que foi mais significativa em agosto que no mês anterior, bem como das classes das Bebidas alcoólicas e tabaco e dos Transportes, com uma variação de 1,7% e 0,1%, respetivamente (2,1% e 0,5% em julho), assinala o INE.

 

Em julho, os preços tinham caído 0,3%. Ou seja, a taxa de inflação já tinha sido negativa, o que aconteceu pela primeira vez desde 2015.

 

Refira-se ainda que o indicador de inflação subjacente (IPC excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) registou uma variação homóloga de 0,2%, taxa superior em 0,3 p.p. à registada em julho.

 

Olhando para a variação média dos últimos doze meses, esta ficou nos 0,6% em agosto, um valor inferior em 0,1 p.p. ao registado no mês anterior.

 

Definida que está a taxa de inflação de agosto, o INE estabelece, tal como prevê a lei das rendas, o coeficiente de atualização dos diversos tipos de arrendamento urbano e rural para vigorar no ano civil de 2020, que é calculado tendo como referência a informação do Índice de Preços no Consumidor até ao mês de agosto. Este fica assim fixado em 1,0051. Na prática, as rendas poderão aumentar 0,51% no próximo ano, tal como o Negócios tinha já antecipado.

 

 




Saber mais e Alertas
pub

Marketing Automation certified by E-GOI