Conjuntura Inflação em Portugal acelera para 1,4% em Setembro

Inflação em Portugal acelera para 1,4% em Setembro

Na variação entre Setembro e Agosto deste ano, o índice de preços no consumidor (IPC) subiu 1,1%.
Inflação em Portugal acelera para 1,4% em Setembro
Miguel Baltazar
Negócios 11 de outubro de 2018 às 11:31

A taxa de inflação em Portugal aumentou duas décimas em Setembro, passando para 1,4%, anunciou o Instituto Nacional de Estatística confirmando a estimativa inicial revelada a 28 de Setembro.

 

O INE refere que o indicador de inflação subjacente (que exclui produtos alimentares não transformados e energéticos) também acelerou em Setembro (três décimas), tendo atingido 0,9%.

Na variação entre Setembro e Agosto deste ano, o índice de preços no consumidor (IPC) subiu 1,1%, o que compara com a queda de 0,3% registada no mês anterior e o aumento mensal de 0,9% em Setembro de 2017).

 

Segundo o INE, para a subida da taxa homóloga contribuíram sobretudo os aumentos das taxas de variação homóloga das classes dos Restaurantes e hotéis (+3,3%)  e dos Transportes (+4,6%). A travar uma maior subida esteve a descida de 3,5% na classe do vestuário e calçado.

 

Em termos harmonizados (IHPC), que permite uma comparação com os restantes países da União Europeia, a inflação em Portugal situou-se em 1,8%, o que representa uma subida face aos 1,3% registados em Agosto.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI