Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Inflação em Portugal foi a terceira mais baixa da União Europeia no ano passado

Eurostat confirmou que a Inflação na Zona Euro desceu uma décima em Dezembro para 0,8%. A inflação anual em Portugal, em 2013, foi a terceira mais baixa da União Europeia.

Bloomberg
Negócios 16 de Janeiro de 2014 às 10:34
  • Assine já 1€/1 mês
  • 3
  • ...

O índice de preços no consumidor na Zona Euro aumentou 0,8% em Dezembro, face ao mesmo mês do ano passado, anunciou esta quinta-feira o Eurostat, confirmando a estimativa inicial divulgada a 7 de Janeiro

 

Depois de ter atingido um mínimo de quatro anos em Outubro, nos 0,7%, a inflação recuperou no mês seguinte, para 0,9%. O abrandamento em Dezembro sinaliza que a economia europeia continua a crescer a um ritmo insuficiente para induzir um aumento dos preços. Há 11 meses que a taxa de inflação da Zona Euro se situa abaixo do limite do BCE, de 2%.

 

Em termos mensais, Dezembro contra Novembro de 2013, os preços crescerem 0,3% no último mês. A pressionar os preços em alta esteve a electricidade, tabaco e restaurantes e cafés, enquanto as telecomunicações e combustíveis pressionaram os preços em baixa.

 

Os dados do Eurostat mostram que a inflação média ao longo de 2013 foi de 1,4% na Zona Euro e 1,5% na União Europeia, com Portugal a registar a terceira taxa mais baixa entre os 27 (dados harmonizados).

 

No ano passado a inflação média harmonizada em Portugal foi de 0,4%, o que representa a terceira taxa mais reduzida entre todos os países da UE. Na Suécia, Bulgária e Chipre os preços também subiram 0,4% em 2013 face a 2012, enquanto na Grécia caíram 0,9% e na Letónia estagnaram.

 

Tendo em conta a inflação não harmonizada, que é divulgada pelo INE, o valor de 2013 situou-se em 0,3%.

 

Tendo em conta apenas a inflação homóloga de Dezembro, Portugal apresenta a quinta taxa mais baixa da União Europeia (0,2%). Na Grécia (-1.8%), Chipre (-1.3%), Bulgária (-0.9%) e Letónia os preços caíram face ao mesmo mês de 2012.

Ver comentários
Saber mais Zona Euro Eurostat BCE União Europeia inflação
Outras Notícias