Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Inflação na Zona Euro desce para 0,7% e aumenta pressão para BCE baixar juros

Abrandamento no ritmo de crescimento dos preços abre espaço para o BCE voltar a descer a taxa de juro de referência na Zona Euro.

Nuno Carregueiro nc@negocios.pt 31 de Janeiro de 2014 às 10:26
  • Assine já 1€/1 mês
  • 7
  • ...

O índice de preços no consumidor cresceu 0,7% em Dezembro contra o mesmo mês de 2012, o que traduz um abrandamento na inflação face aos 0,8% registados em Novembro, anunciou o Eurostat.

 

A descida do último mês do ano contrariou as expectativas dos economistas, que antecipavam uma subida para 0,9%, e abre caminho para o Banco Central Europeu voltar a descer a taxa de juro de referência da Zona Euro.

 

O BCE tem como meta uma inflação em redor de 2%, sendo que o crescimento dos preços está há vários meses abaixo deste limite (pelo quarto mês consecutivo ficou abaixo de 1%), com vários economistas a alertarem para o perigo de o abrandamento dos preços se acentuar e a Zona Euro entrar em deflação (queda continuada dos preços).

 

Na reunião da próxima semana, o BCE deverá ainda assim manter o preço do dinheiro em 0,25%. Contudo, economistas do Commerzbank e do Barclays já mudaram a sua perspectiva e antecipam um corte no juro de referência para 0,1%.

 

Há também economistas que consideram que, por si só, a descida da inflação não é motivo para o BCE descer juros. “A actual taxa de inflação reduzida não é suficiente para uma alteração da política monetária”, refere Dirk Schumacher, economista do Goldman Sachs.  

 

A descida da inflação em Dezembro foi motivada pela queda nos preços da energia, que caíram 1,2% em Dezembro. A inflação “core”, que exclui energia e alimentação, subiu de 0,7% para 0,8%.  

 

Esta evolução dos preços mostra ainda que a recuperação da economia europeia é ainda muito frágil, o que limita a subida dos preços por parte das empresas.

   

Ver comentários
Saber mais Banco Central Europeu Zona Euro BCE Barclays Dirk Schumacher Goldman
Outras Notícias