Conjuntura Inflação na Zona Euro foi de 0,3% em Janeiro

Inflação na Zona Euro foi de 0,3% em Janeiro

A inflação subiu em Janeiro na Zona Euro para 0,3%, mas menos do que o Eurostat inicialmente antecipou.
Inflação na Zona Euro foi de 0,3% em Janeiro
Alexandra Machado 25 de fevereiro de 2016 às 10:10
Os preços na Zona Euro subiram 0,3% em Janeiro deste ano, mais do que tinham aumentado em Dezembro (0,2%), mas menos do que inicialmente o Eurostat antecipou. Na primeira estimativa, a entidade das estatísticas europeia antecipava uma inflação em Janeiro de 0,4%. A Zona Euro tinha registado os mesmos 0,3% de inflação em Maio de 2015.

De acordo com os dados divulgados esta quinta-feira, 25 de Fevereiro, pelo Eurostat, a inflação anualizada na Zona Euro ainda está longe dos objectivos traçados pelo Banco Central Europeu, de a colocar perto dos 2%. Mario Draghi, presidente do BCE, já admitiu, mesmo, avançar com mais estímulos na reunião de Março. A reunião decorrerá a 9 e 10 de Março em Frankfurt, podendo daí resultar a revisão do pacote de incentivos que incluem já taxas de juro de depósitos negativas e um programa de compra de activos de 1,5 biliões de euros. 

A queda nos preços nas matérias-primas e o abrandamento do crescimento na China e nos mercados emergentes continuam a ser dados como explicação para a pressão ao nível dos preços, que não permitem níveis de inflação superiores.


Se excluídos os preços da energia, a inflação fixou-se em 1% em Janeiro, subindo face aos 0,9% de Dezembro, diz ainda o Eurostat. Os custos da energia caíram 5,4% em Janeiro.

Os restaurantes e cafés continuam a ser o principal item a puxar os preços para a subida. Contribuíram em Janeiro com 0,10 pontos percentuais. Já o tabaco e a fruta garantiram um impacto de 0,06 pontos.


Portugal está assim com uma taxa de inflação acima da média da Zona Euro e da União Europeia. Em Janeiro, a taxa de inflação harmonizada (a que é considerada pelo Eurostat), fixou-se em Portugal nos 0,7%. Portugal é, aliás, dos países da Zona Euro com maiores níveis de inflação, sendo apenas superado pela Bélgica que registou uma inflação de 1,8%, pela Áustria (1,4%), pela Suécia (1,3%), Malta (0,8%). A Lituânia tem a mesma inflação que Portugal.

Há países com taxas negativas. A mais baixa foi registada na Polónia, com uma taxa negativa de 1,7%, seguindo-se a Roménia (-1,5%) e Chipre (-1,1%). Em comparação com Dezembro, a taxa caiu em 12 estados-membro, mantendo-se estável em dois e tendo aumentado em 14.

Na União Europeia, a inflação sitou-se nos 0,2%, estabilizando face a Dezembro.

A primeira estimativa para Fevereiro deverá ser divulgada pelo Eurostat no próximo dia 29.


(Notícia actualizada às 10:35 com mais informação)



pub

Marketing Automation certified by E-GOI