Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Japão revê em baixa PIB para uma descida de 1,9%

O produto interno bruto (PIB) do Japão contraiu 1,9% entre Julho e Setembro em comparação com o mesmo período de 2013, segundo dados publicados esta segunda-feira pelo Governo, que reviu em baixa a evolução da economia.

Lusa 08 de Dezembro de 2014 às 08:03
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...

Os novos dados mostram uma contracção de 0,3 pontos a mais do que na primeira estimativa do Executivo, publicada em meados de Novembro.

 

Em comparação com o trimestre precedente, o PIB japonês registou uma descida de 0,5%.

 

Esta evolução reflecte o efeito persistente negativo da subida do imposto sobre o consumo aplicado no passado mês de Abril, depois de uma contracção registada em Abril-Junho (de 7,1% em termos anuais), que situou a terceira economia mundial em recessão técnica.

 

Segundo os dados revistos, o consumo doméstico, que representava 60% do PIB nipónico, retrocedeu 3,0% entre Julho e Setembro, em comparação com o mesmo período no ano anterior.

 

Ao mesmo tempo, o investimento das empresas japonesas em equipamento caiu 11,3% no terceiro trimestre do ano, em termos anuais.

 

Ainda assim, as exportações de bens e serviços aumentaram 7,3% em relação ao mesmo trimestre de 2013.

 

Depois de se conhecer a primeira estimativa do PIB para Julho – Setembro, o primeiro-ministro Shinzo Abe decidiu adiar para 2017 uma nova subida de impostos sobre o consumo de 8 para 10%.

 

A subida já tinha sido aprovada pelo Parlamento em 2012 e estava pensada para entrar em vigor no próximo ano.

 

O seu adiamento foi o principal motivo que levou Shinzo Abe a dissolver a Câmara de Representantes, com o fim de convocar eleições antecipadas, que se vão realizar no próximo domingo.

Ver comentários
Saber mais Japão economia conjuntura PIB
Mais lidas
Outras Notícias