Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Montepio: Consumo privado terá regressado aos "fortes crescimentos" no primeiro trimestre

A evolução mais favorável do que o antecipado na actividade retalhista e industrial leva o Montepio a admitir um crescimento da economia portuguesa mais forte do que o previsto no primeiro trimestre deste ano.

Bloomberg
Negócios 09 de Março de 2015 às 13:18

O gabinete de estudos do Montepio admite "riscos ascendentes" à sua previsão para a evolução da economia portuguesa no primeiro trimestre, devido aos dados positivos que foram revelados no sector retalhista e na actividade industrial.

 

As estimativas actuais do Montepio apontam para um crescimento entre 0,3% e 0,5% no PIB português no primeiro trimestre, face aos três meses anteriores. No último trimestre de 2014 a economia cresceu 0,5% em cadeia.

 

No relatório semanal divulgado esta segunda-feira, 9 de Março, o Montepio destaca "o forte arranque de ano por parte da actividade retalhista e o novo forte acréscimo das vendas de carros no mês de Fevereiro", dados que deixam antever "um regresso do consumo aos fortes crescimentos no primeiro trimestre".

 

Esta evolução do consumo privado, em conjunto com um "início de trimestre da actividade industrial também em expansão", justifica a possibilidade de o crescimento do PIB no primeiro trimestre vir a superar a actual previsão.

 

O indicador compósito do Montepio aponta actualmente para um acréscimo entre 0,5% e 1% do consumo privado no primeiro trimestre, quando nos três meses anteriores o crescimento foi de 0,2%. Quanto à actividade industrial, o modelo do Montepio aponta para um crescimento de 0,2 e 0,3% no primeiro trimestre, depois da queda de 1,1% nos três meses anteriores.    

 

O Montepio refere ainda que também o investimento terá contribuído de forma positiva para a evolução da economia no primeiro trimestre deste ano, recuperando da queda de 0,1% que a formação bruta de capital fixo (FBCF) registou nos últimos três meses de 2014.

Ver comentários
Saber mais Montepio PIB
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio