Conjuntura Portugal é o terceiro país europeu com maior endividamento

Portugal é o terceiro país europeu com maior endividamento

O endividamento de Portugal aumentou, em 2012, para 123,6% do produto interno bruto (PIB). Este é o terceiro valor mais elevado entre os países da União Europeia, só superado pela Grécia e Itália. Portugal tem também o quarto maior défice na Europa.
Portugal é o terceiro país europeu com maior endividamento
Sara Antunes 22 de abril de 2013 às 10:15

Portugal terminou o ano passado com um endividamento que corresponde a 123,6% do PIB, o que, de acordo com os dados divulgados esta segunda-feira pelo Eurostat, corresponde a terceira taxa mais elevada.

 

Só dois países têm um endividamento superior ao de Portugal, quando comparados com o PIB. Grécia e Itália registaram endividamentos de 156,9% e 127,0%, respectivamente. Do lado oposto surge a Estónia, com um endividamento de 10,1% do PIB, a Bulgária (18,5%) e o Luxemburgo (20,8%).

 

Em média, a União Europeia registou um endividamento de 85,3% do PIB, enquanto na Zona Euro foi de 90,6%, de acordo com o Eurostat.

 

Já em termos de défice, Portugal encontra-se em quatro lugar, superado por Espanha, Grécia e Irlanda, tendo o Eurostat voltado a confirmar que Portugal terminou o ano passado com um défice de 6,4% do PIB.

 

Espanha terminou o ano com um défice de 10,6%, sendo que para este valor contribuiu a injecção de capital efectuada na banca, em segundo lugar surge a Grécia (10,0%) e em terceiro a Irlanda (7,6%).

 

Foram 17 os estados-membro que terminaram o ano passado com um défice superior à meta de 3% estipulada para os 27 países da União Europeia. Ainda assim, a média da Zona Euro foi de 3,7% de défice e na UE foi de 4,0% do PIB.

 

Do oposto está, mais uma vez, a Estónia, que registou um défice orçamental de 0,3%, seguida da Suécia (0,5%) e da Bulgária e Luxemburgo, ambos com um défice de 0,8%.

 

(Notícia actualizada às 10h26 com mais informação)




Marketing Automation certified by E-GOI