Conjuntura Portugal entre os países da UE onde as exportações mais aumentaram

Portugal entre os países da UE onde as exportações mais aumentaram

Nos primeiros oito meses do ano as exportações de Portugal para fora da União Europeia subiram 9,8%. Na Zona Euro só o Chipre conseguiu melhor.
Portugal entre os países da UE onde as exportações mais aumentaram
Nuno Carregueiro 16 de outubro de 2013 às 11:32

As exportações dos países da União Europeia para o resto do mundo voltaram a sinal positivo em 2014, com um crescimento de 0,3% nos primeiros oito meses do ano.

 

Portugal destaca-se pela positiva, com as exportações para países fora da UE, entre Janeiro e Agosto deste ano, a subirem 9,8% para 1,2 mil milhões de euros. Entre os países da Zona Euro só o Chipre apresenta um melhor crescimento (12,4%), sendo que incluindo outros países da UE que não integram o euro, há registos com crescimentos de dois dígitos (Letónia e Croácia), segundo os dados avançados hoje pelo Eurostat.

 

Entre as maiores economias do euro, as exportações subiram 1,1% na Alemanha, apresentando também uma evolução positiva em Espanha (0,7%) e Itália (0,8%). Na Grécia (3,1%) e Irlanda (2,6%) o comportamento também foi positivo.

 

Com esta evolução positiva na maioria dos países, o excedente comercial da União Europeia aumentou nos primeiros oito meses do ano para 4,5 mil milhões de euros.

 

Tendo em conta o comércio total (com países da UE e fora da UE), as exportações portuguesas cresceram 4% nos primeiros sete meses do ano, para 28,2 mil milhões de euros, enquanto as importações estabilizaram em 33 mil milhões de euros. Até Julho, o défice comercial baixou mil milhões de euros para 4,9 mil milhões de euros.

     




Saber mais e Alertas
pub

Marketing Automation certified by E-GOI