Conjuntura Portugal com défice externo pelo quarto mês seguido  

Portugal com défice externo pelo quarto mês seguido  

A balança de conta corrente em Portugal foi deficitária em Fevereiro, atingindo o valor mais elevado desde Maio do ano passado. O valor é o terceiro mais elevado entre países da União Europeia.
Portugal com défice externo pelo quarto mês seguido  
Pedro Elias/Negócios
Nuno Carregueiro 19 de abril de 2016 às 10:31

As contas externas portuguesas atingiram em Fevereiro um défice de 430 milhões de euros, um agravamento face ao mesmo mês do ano passado (-280 milhões de euros) e contra Janeiro deste ano (160 milhões de euros).

 

Os dados do Eurostat, publicados esta terça-feira, 19 de Abril, mostram que Fevereiro foi já o quarto mês consecutivo de saldo negativo na balança de conta corrente em Portugal. Uma tendência que se segue a um período de quatro meses (entre Julho e Outubro de 2015) de excedente externo.

 

O valor do défice registado em Fevereiro é o mais elevado desde Maio de 2015, quando o saldo da balança de conta corrente foi negativo em 630 milhões de euros.

 

Os dados revelados pelo gabinete de estatística da União Europeia não detalham a composição do défice de conta corrente dos países da região.

 

O valor registado em Portugal em Fevereiro é o terceiro mais elevado entre todos os países da UE para os quais foram divulgados dados. Só a França (-10,83 mil milhões de euros) e a Grécia (800 milhões de euros) apresentam défices mais elevados.

 

Em termos agregados, os países da UE apuraram um excedente de 9,1 mil milhões de euros em Fevereiro, abaixo do saldo positivo de 15,5 mil milhões de euros registado no primeiro mês do ano.

 

A Alemanha, como habitual, é a grande responsável por este excedente. O saldo da balança de conta corrente da maior economia europeia foi de 19,96 mil milhões de euros em Fevereiro.

 




pub

Marketing Automation certified by E-GOI