Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Portugal lidera subida recorde das vendas a retalho na Zona Euro

O comércio a retalho na união monetária aumentou 1,4% em Novembro, o ganho mensal mais significativo da história da Zona Euro. Portugal liderou o aumento na Zona Euro, com um avanço de 3,1%.

20º Portugal
Edgar Caetano edgarcaetano@negocios.pt 08 de Janeiro de 2014 às 10:29
  • Assine já 1€/1 mês
  • 8
  • ...

As vendas a retalho nos 17 países que, à altura, partilhavam o euro (a Letónia tornou-se o 18º a 1 de Janeiro) subiram 1,4% em Novembro, na comparação com o mês anterior.

 

Portugal foi o país que registou o maior avanço, de 3,1%, seguido pelo Luxemburgo (2,3%) e França (2,1%). As vendas a retalho subiram 1,9% em Espanha e (fora da Zona Euro) na Polónia.

 

Na comparação homóloga, as vendas a retalho subiram 3,5% em Portugal, segundo o Eurostat.

 

Segundo dados do Eurostat, a subida na Zona Euro foi de 1,4% face ao mês passado e de 1,6% face a Novembro de 2012. É o maior aumento desde que a Zona Euro foi criada, e surpreendeu por completo os economistas, que previam um aumento de apenas algumas décimas na variação mensal.

 

“As vendas a retalho saíram muito mais robustas do que o previsto e os dados mostram melhorias consideráveis nas vendas de produtos alimentares e não alimentares”, escreve Annalisa Piazza, economista do Newedge Strategy, em nota enviada ao Negócios.

 

As vendas de produtos alimentares subiram 1,1% e os não alimentares ganharam 2% em Novembro, recuperando da descida de 1% no mês anterior.

Ver comentários
Saber mais Portugal Vendas a retalho Eurostat
Outras Notícias