Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Preços caíram em Portugal pela primeira vez em meio século

Os preços praticados em Portugal caíram, em média, 0,8% ao longo do ano passado, o que compara com uma subida de 2,6% em 2008. É a primeira vez em meio século que a inflação anual se escreve, por cá, com um valor negativo.

Eva Gaspar egaspar@negocios.pt 13 de Janeiro de 2010 às 11:07
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...
Os preços praticados em Portugal caíram, em média, 0,8% ao longo do ano passado, o que compara com uma subida de 2,6% em 2008. É a primeira vez em meio século que a inflação anual se escreve, por cá, com um valor negativo, e inclusive mais baixo do que a média europeia. A última vez que os portugueses se confrontaram com taxas de “inflação negativas” foi no início da década de 60.

Segundo dados hoje divulgados pelo instituto nacional de estatística (INE), a queda dos preços em termos homólogos e mensais foi uma constante desde Março, mas, nos últimos meses, a descida foi sendo atenuada e 2010 deverá assinalar o regresso a um crescimento, ainda que moderado, dos preços. A previsão ontem avançada pelo Banco de Portugal aponta para uma taxa anual de inflação de 0,7%.
Os dados do INE sustentam a perspectiva de que o fim da “inflação negativa” está ao virar da esquina, devido à nova vaga de subida dos combustíveis, mas também em reflexo da recuperação de algum dinamismo por parte da actividade económica.

Em Dezembro, a variação homóloga dos preços foi de apenas - 0,1%, superior em 0,5 pontos percentuais à observada em Novembro. E a variação mensal, face a Novembro, escreveu-se com sinal positivo, com os preços médios a subirem em época da corrida às compras de Natal 0,1%.

Ver comentários
Outras Notícias