Conjuntura Produção industrial acelera na Zona Euro em maio

Produção industrial acelera na Zona Euro em maio

A produção industrial acelerou para um crescimento de 0,9% em maio na Zona Euro, o que compara com uma contração de 0,5% no mês anterior.
Produção industrial acelera na Zona Euro em maio
EPA
Tiago Varzim 12 de julho de 2019 às 10:22
A indústria europeia conseguiu recuperar algum fôlego de abril para maio deste ano.

Face ao mês anterior, a produção industrial em maio cresceu 0,9% na Zona Euro. Apesar disso, face ao mesmo mês do ano passado, a produção industrial continua em queda (-0,5%), segundo os dados divulgados esta sexta-feira, 12 de julho, pelo Eurostat.

No conjunto da União Europeia, a produção industrial também acelerou em maio, face a abril, ao crescer 0,8%. Mas, ao contrário do que acontece na Zona Euro, na comparação homóloga o indicador na UE também dá boas indicações: a produção industrial em maio de 2019 cresceu 0,4% face a maio de 2018.

Na ótica em cadeia (de mês para mês), a produção industrial na Zona Euro melhorou nos bens de consumo não duradouros e nos duradouros, semelhante ao que aconteceu na União Europeia. Foi na Dinamarca, Irlanda e França que se registaram os maiores aumentos. 

Na comparação anual, a maior queda da produção industrial na Zona Euro é protagonizada pela produção de bens intermédios (-2,6%) enquanto os bens de consumo não duradouro cresceram 3,1%. Na União Europeia, a produção de bens de consumo não duradouro cresceu 2,8%.

Entre os 28 Estados-membros, as maiores quedas registaram-se em Malta, Alemanha e Roménia ao passo que as maiores subidas observam-se na Dinamarca, Irlanda e Hungria. 

No caso de Portugal, a produção industrial em maio caiu 0,7% face a abril e também 0,7% face a maio de 2018, de acordo com os dados do gabinete de estatísticas europeu. Em Portugal, a produção industrial está em queda há sete meses consecutivos.



pub

Marketing Automation certified by E-GOI