Conjuntura Produção industrial em Portugal com a maior subida da Zona Euro

Produção industrial em Portugal com a maior subida da Zona Euro

A atividade nas fábricas portuguesas recuperou em julho da queda acentuada registada no mês anterior.
Produção industrial em Portugal com a maior subida da Zona Euro
Mariline Alves/Cofina
Negócios 12 de setembro de 2019 às 10:33

A produção industrial em Portugal registou uma subida de 3,6% em julho, o que representa o aumento em cadeia mais expressivo entre todos os países da Zona Euro com dados disponíveis. Tendo em conta todos os países da União Europeia, apenas na Croácia o aumento foi mais intenso (+4,9%), refere o relatório publicado esta quinta-feira pelo Eurostat.

 

Esta forte subida na atividade das fábricas portuguesas em julho surge depois da queda acentuada observada no mês anterior. Em junho a produção industrial tinha recuado 4,6%, naquela que foi uma das maiores quedas entre os países da Zona Euro.

 

Na comparação entre julho deste ano e o mesmo mês do ano passado a produção industrial em Portugal recuou 3,4%, bem acima do registado em média na Zona Euro (-2%). Estónia (-5,4%), Alemanha (-5,3%) e Roménia (-5,2%) registaram quedas superiores à de Portugal.

 

Na evolução em cadeia a produção industrial desceu 0,4% em junho na Zona Euro e 0,1% na União Europeia. Roménia (-3,3%), Estónia (-2.9%) e Letónia (-2,1%) protagonizaram as maiores quedas face ao mês anterior.




Marketing Automation certified by E-GOI