Conjuntura Sentimento económico na Zona Euro recua e desaponta

Sentimento económico na Zona Euro recua e desaponta

Os economistas já esperavam uma descida dos indicadores de confiança em Agosto, mas menor. Confiança recuou na Alemanha, em França e em Portugal. Afundou em Itália e estabilizou em Espanha.
Sentimento económico na Zona Euro recua e desaponta
Negócios 28 de agosto de 2014 às 12:01

Após cinco meses relativamente estáveis, o indicador de sentimento económico na Zona Euro caiu em Agosto 1,5 pontos para 100,6, regressando ao nível de Dezembro de 2013. Os novos dados, divulgados nesta quinta-feira pelos serviços da Comissão Europeia, defraudaram a expectativas dos economistas consultados pela Bloomberg, que antecipavam uma queda mais moderada do indicador para 101,5 pontos.

 

Na Alemanha, a maior economia europeia que sofreu uma contracção no segundo trimestre, o indicador caiu mais do que na média da Zona Euro - dois pontos, de 106 para 104 - mas manteve-se acima da tendência. Descidas houve também em países como a França (onde o indicador passou de 96,7 para 95,1) e Portugal (passou de 102,4 para 100,5). Em Itália, o indicador afundou, ao passar de 101,9 para 97,8 pontos. Em Espanha, estabilizou em 103,5 pontos.

 

A degradação da confiança atravessou todos os sectores de actividade, com destaque para o comércio a retalho, consumidores, indústria e, em menor medida, nos serviços. Na construção, a confiança manteve-se praticamente inalterada.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI