Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Suíça contrai inesperadamente no terceiro trimestre

O abrandamento do consumo das famílias e a queda do PIB da Alemanha afectaram a economia da Suíça, que registou uma contracção inesperada no terceiro trimestre.

Gianluca Colla
Negócios jng@negocios.pt 29 de Novembro de 2018 às 07:59

O produto interno bruto (PIB) suíço caiu em cadeia 0,2% no terceiro trimestre, de acordo com os dados divulgados esta quinta-feira, 29 de Novembro. Os economistas consultados pela Bloomberg apontavam para uma expansão económica de 0,4%.

 

A contribuir para esta quebra na economia estiveram essencialmente dois factores. Por um lado um abrandamento do consumo privado e a queda das exportações, que caíram 4,2% no trimestre em análise.


"A forte e contínua fase de crescimento de que gozou a Suíça durante um ano e meio foi interrompido repentinamente. A Suíça está assim a seguir o abrandamento económico significativo observado noutros países europeus, especialmente na Alemanha", salientou a Secretaria de Estado dos Assuntos Económicos, citada pela imprensa internacional.

O PIB da Alemanha contraiu 0,2%, em cadeia, no terceiro trimestre. Esta foi a primeira queda da economia alemã desde 2015. 

 

Em termos homólogos, o PIB suíço cresceu 2,4%. O Banco Nacional da Suíça previu, em Setembro, que o PIB do país cresça entre 2,5% e 3% este ano. Os últimos dados económicos sugerem que a economia possa não conseguir atingir estes níveis.

Ver comentários
Saber mais Suíça PIB conjuntura economia Alemanha
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio