Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Telefónica reduz 20% da força de trabalho em três anos em Espanha

Dificuldades nas operações no mercado interno espanhol levam a operadora de telecomunicações a anunciar cortes de despesas, que irão afectar principalmente os trabalhadores da rede fixa.

Diogo Cavaleiro diogocavaleiro@negocios.pt 14 de Abril de 2011 às 12:22
A Telefónica vai retirar cerca de 6 mil trabalhadores da sua força de trabalho de 32 mil funcionários. A redução em torno de 20% foi uma das medidas hoje anunciadas aos investidores pela operadora espanhola para proceder ao corte de custos em Espanha, região que tem registado maus resultados para a companhia.

A nota sobre a redução de custos pretendida pela empresa dirigida por César Alierta (na foto) foi já remetida à Comissão Nacional de Mercado de Valores espanhola e informada aos investidores em Londres pelo presidente do mercado doméstico da firma, Guillermo Ansaldo, conta o “Cinco Días”.

Não se sabe de que forma será feita a diminuição da força de trabalho mas, além disso, 6% dos postos de direcção também deverão ser cortados. A reestruturação irá afectar, sobretudo, os trabalhadores das linhas de comunicação fixa, informou o responsável. Há igualmente a possibilidade de se recorrer ao “outsourcing” de algumas operações para reduzir as despesas.

“Há campo para ganhar eficiência em Espanha”, referiu Ansaldo na sua apresentação. Segundo o “El Mundo”, a operadora também deverá rever a sua política de salários, ligando as remunerações mais à produtividade do que à inflação.

Estas medidas de cortes em Espanha acontecem já que os negócios estão em queda no país, tendo perdido 7,5% das receitas no último trimestre de 2010, em comparação com um aumento de 20% do indicador no mesmo período na América Latina.

Este anúncio é feito um dia depois de a empresa ter divulgado que espera investir 10,6 mil milhões de euros no Brasil, de forma a modernizar e expandir a sua rede, onde se inclui a Vivo, operadora que comprou à Portugal Telecom no ano passado.

Ver comentários
Saber mais Telefónica César Alierta cortes reduções conjuntura
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio