Conjuntura Vendas a retalho com variação positiva em Outubro

Vendas a retalho com variação positiva em Outubro

Pela primeira vez em 12 meses a variação do índice de vendas no comércio a retalho foi positiva, indicando uma recuperação neste sector de actividade. As vendas de produtos alimentares lideram a subida.
Vendas a retalho com variação positiva em Outubro
Bloomberg
Nuno Carregueiro 29 de novembro de 2013 às 20:01

O índice que mede o volume de negócios no comércio a retalho em Portugal registou uma subida homóloga de 0,1% em Outubro, o que traduz a primeira variação positiva desde Outubro do ano passado (último mês para o qual existem dados).

 

De acordo com o destaque do INE divulgado esta sexta-feira à noite, a subida ligeira de Outubro compara com a queda homóloga de 1,1% em Setembro.

 

O INE avançou este mês com uma nova série para medir a evolução das vendas a retalho que utiliza uma nova amostra de empresas e a actualiza a estrutura de ponderadores.

 

A subida de Outubro foi particularmente influenciada pelo índice do agrupamento de Produtos alimentares, que passou de uma taxa de variação homóloga negativa de 0,7%, em Setembro, para 1,1% em Outubro.

 

Já as vendas e produtos não alimentares registaram uma quebra de 0,6%, ainda assim menos intensa do que em Setembro (-1,3%).

 

No que diz respeito ao emprego no sector retalhista, a variação homóloga ainda é negativa (-2,5%), mas menos intenso do que em Setembro (-3,4%).

 

O índice de remunerações do comércio a retalho registou uma diminuição homóloga de 3,8% e o volume de trabalho, medido pelo índice de horas trabalhadas, diminuiu 2,9%.




Marketing Automation certified by E-GOI