Conjuntura Vendas a retalho voltam a crescer mais de 5%

Vendas a retalho voltam a crescer mais de 5%

A variação média dos últimos 12 meses nas vendas a retalho acelerou para  4,7% em agosto, revelou o INE.
Vendas a retalho voltam a crescer mais de 5%
Bloomberg
Negócios 30 de setembro de 2019 às 11:25

O índice de volume de negócios no comércio a retalho registou em agosto um aumento de 5,1%, igualando o crescimento verificado em julho, anunciou o Instituto Nacional de Estatística.

O registo de agosto confirma que 2019 está a ser um ano positivo para o comércio a retalho, uma vez que as variações homólogas têm sido positivas em todos os meses. Oscilam entre o aumento de 3,9% de junho e 6,7% em abril.

Na variação entre agosto e julho deste ano a variação também foi positiva (+1,1%). Tendo em conta a variação média dos últimos 12 meses, que permite uma leitura menos volátil do indicador, as vendas a retalho aumentaram 4,7% em agosto, o que representa uma aceleração face ao registado em julho (4,6%).   

Na variação homóloga, o índice do agrupamento Produtos Alimentares, o crescimento acelerou para 3,6%. Já o agrupamento Produtos não Alimentares passou de uma variação homóloga de 4,8% em julho para 6,3% em agosto.

Os restantes indicadores nas vendas a retalho também registaram evoluções positivas. Os índices de emprego, de remunerações e de horas trabalhadas, apresentaram taxas de variação homóloga de 2,6%, 2,9% e 0,8%, respetivamente.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI