Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Mobilidade dos portugueses cada vez mais perto dos níveis pré-pandemia  

"O processo de desconfinamento está a ser feito de forma muito gradual", diz a PSE.

Negócios jng@negocios.pt 13 de Junho de 2020 às 15:55
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

Os portugueses têm vindo a aumentar os seus níveis de mobilidade de forma gradual desde que iniciou o processo de desconfinamento.

 

A conclusão é da consultora PSE. "Na última semana considerada, a ainda incompleta semana 24, já se verificou um Índice de Mobilidade de 92, próximo e a apenas a 8 pontos percentuais do valor médio pré-pandemia", refere a consultora, que baseia o estudo em dados recolhidos através de uma aplicação (app) instalada na amostra participante.

 

O índice de 92 está ligeiramente acima do registado na semana anterior (89), mantendo a tendência de aumento gradual das semanas anteriores. "O processo de desconfinamento está a ser feito de forma muito gradual, em especial desde a semana 21 a 24", refere a PSE.

 

"Fica claro que a situação da mobilidade está a evoluir de forma gradual mas sempre no sentido de normalizar o tempo e a quantidade de quilómetros em movimento, por parte da população portuguesa", acrescenta a consultora, dando conta que o índice de mobilidade "está apenas a 8pp da ‘normalidade’".

 

O "novo normal" será diferente, mas "vendo a percentagem de portugueses que sai de casa, em cada semana, e ainda o número médio de dias em que os portugueses saem de casa, vemos claramente uma evolução no sentido da ‘normalização’".

 

Os dados da consultora mostram que 89% dos portugueses saiu de casa na última semana, contra 93% antes da pandemia.

 

O que diz respeito aos feriados e véspera (9, 10 e 11 de junho) cerca de 30% dos portugueses fizeram deslocações de "elevada mobilidade", ou seja, acima de 20 quilómetros. Já mais de 40% ficou reservada em casa.

 

Ver comentários
Saber mais PSE mobilidade covid-19
Outras Notícias