Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Portugal é o terceiro país da Zona Euro que menos gasta no combate à crise

Apesar de ser um dos países em que a pandemia de covid-19 está a provocar mais dano económico, Portugal apresentou em 2020 o terceiro impacto orçamental mais curto das medidas de resposta, mostra um estudo do BCE.

Mariline Alves
Negócios 04 de Fevereiro de 2021 às 09:01
  • Partilhar artigo
  • 5
  • ...
Portugal é o terceiro país da Zona Euro que menos gasta em medidas de resposta à pandemia de covid-19. A conclusão resulta de um artigo publicado pelo Banco Central Europeu (BCE), no âmbito do seu boletim económico, divulgado esta quinta-feira pelo jornal Público.

Os dados corroboram o que já tinha sido também apontado por outras entidades internacionais, como o Fundo Monetário Internacional e a própria Comissão Europeia. Segundo as contas dos economistas, o pacote de medidas português vale 3% do PIB. Só a Finlândia e Espanha aparecem nas contas com pacotes de medidas com um impacto mais pequeno. 

Olhando para as medidas com impactos potenciais no futuro – como por exemplo garantias de crédito que podem vir a ser acionadas – Portugal já fica a meio da tabela, com um conjunto de iniciativas avaliado em 4% do PIB. 

Segundo o jornal, o estudo do BCE confirma a tendência para os países do norte da Europa fazerem um esforço orçamental maior no combate à pandemia. Estes são também os países que tinham níveis de dívida mais confortáveis quando a crise apanhou a Europa.
Ver comentários
Outras Notícias