Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Editora Pato Lógico nomeada para prémio da feira do livro infantil de Bolonha

Portugal volta a chamar a atenção lá fora, desta vez através da literatura infantil. A editora Pato Lógica está entre as nomeadas para um prémio na feira do sector que decorrerá em Bolonha, Itália, entre 4 e 7 de Abril.

Bloomberg
Lusa 01 de Março de 2016 às 15:49
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

A editora portuguesa Pato Lógico, dedicada ao livro ilustrado, está nomeada para o prémio de melhor editora europeia do ano pela Feira do Livro Infantil de Bolonha, noticia a Lusa.

 

Aquela feira do livro criou em 2013 um prémio que reconhece o trabalho das mais inovadoras editoras de livros para crianças e jovens, em diferentes áreas geográficas. Naquele ano, a editora Planeta Tangerina foi eleita a melhor editora europeia.

 

Este ano a editora Pato Lógico, criada pelo autor e ilustrador André  Letria, foi selecionada para o prémio da região da Europa, juntamente com a Andersen Press (Reino Unido), a Flying Eye Books/Nobrow (Reino Unido), a Forlaget Hjulet (Dinamarca) e a Wytwórnia (Polónia).

 

De acordo com a organização, o prémio pretende homenagear as editoras que "estão na linha da frente da inovação na literatura para a infância" e que se destacaram pelas escolhas editoriais ao longo do ano anterior à feira.

 

É um prémio não monetário, cujos vencedores são escolhidos pelas editoras que participam na feira de Bolonha, considerada a mais relevante na área da literatura e ilustração para a infância e juventude.

 

Criada em 2010, a Pato Lógico publicou obras como "Se eu fosse um livro", com texto de José Jorge Letria e ilustração de André Letria, "Barriga da baleia", de António Jorge Gonçalves, e "Mar", de Ricardo Henriques e André Letria.

 

Do catálogo faz parte ainda uma coleção de livros dedicados apenas à ilustração, com narrativas sem texto, que inclui "Capital", com o qual Afonso Cruz venceu o Prémio Nacional de Ilustração, "Vazio", de Catarina Sobral, "Bestial", de André da Loba, "Verdade?!", de Bernardo Carvalho, e "Sombras", de Marta Monteiro.

 

A editora fez ainda uma parceria com a Imprensa Nacional Casa da Moeda, para a publicação de biografias de personalidades portuguesas, como Fernando Pessoa, Salgueiro Maia e Ana de Castro Osório.

 

Entre os nomeados dos prémios da feira de Bolonha está também, pela região da América Central e do Sul, a brasileira Pallas Editora, que publica no mercado brasileiro várias obras do escritor angolano Ondjaki.

 

Os vencedores dos prémios BOP - Bologna Prize serão anunciados a 4 de Abril, no arranque da feira de Bolonha.

 

Ver comentários
Saber mais Pato Lógico Feira do Livro Infantil de Bolonha Itália Planeta Tangerina Europa
Outras Notícias