Cultura Faleceu Lawrence Klein, que ganhou o Nobel por contribuir para melhorar as previsões económicas

Faleceu Lawrence Klein, que ganhou o Nobel por contribuir para melhorar as previsões económicas

O economista que permitiu generalizar o recurso à econometria para elaborar previsões económicas faleceu no Domingo, 20 de Outubro. O autor do Modelo Wharton foi distinguido com o prémio Nobel da Economia, em 1980.
Faleceu Lawrence Klein, que ganhou o Nobel por contribuir para melhorar as previsões económicas
Bloomberg
Hugo Paula 22 de outubro de 2013 às 13:26

O economista Lawrence Klein faleceu no dia 20 de Outubro, com 93 anos de idade, e depois de lhe ter sido atribuído o prémio de Ciências Económicas em Memória de Alfred Nobel em 1980, pela Real Academia das Ciências Sueca.

 

A distinção foi-lhe atribuída “pela criação de modelos econométricos e a sua aplicação à análise das flutuações e economias políticas”, conseguida com a criação do Modelo Wharton. Desta forma, foi possível generalizar o recurso à disciplina para elaborar previsões macroeconómicas, como o produto interno bruto (PIB) e exportações, considerou a Fundação Nobel.

 

“Graças ao contributo de Klein [a econometria] pode ser hoje encontrada por todo o mundo, não só nas instituições cientificas mas também na administração pública, organizações políticas e grandes empresas”, justificou o Comité Nobel, após a atribuição do Nobel de 1980.

 

O professor da Wharton School, nome por que é conhecida a Universidade da Pennsylvania, foi pioneiro por ter feito assentar o seu modelo numa ferramenta informática. Um dos primeiros modelos que desenvolveu, e que começou por lhe granjear reconhecimento, permitiu-lhe concluir que o final da Segunda Guerra Mundial não iria resultar numa recessão económica.

 

Ao contrário do que era a expectativa na época, em 1946, Klein observou no seu modelo que o regresso dos soldados aos Estados Unidos, combinado com o seu poder de compra, iria compensar a diminuição dos gastos públicos associados ao custo de guerra, explica a Bloomberg que cita um artigo da "Time" que data de 1980.

 

A econometria é a disciplina que combina a estatística e a matemática para alcançar conclusões empíricas, fazendo uso de dados económicos observados no passado. 

 

“Sempre acreditei que as pessoas ajuízam mal sobre a precisão das previsões económicas”, refere o economista na biografia publicada no site da Fundação Nobel, citada pela agência noticiosa. Em situações como o final de uma guerra, mudança das políticas de governo e recessões “os modelos econométricos têm tido um desempenho melhor do que outras abordagens”, sublinhou.