Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Morreu Nicolau Breyner

O actor, realizador e apresentador Nicolau Breyner, que chegou a candidatar-se à Câmara de Serpa, morreu esta segunda-feira, 14 de Março, com 75 anos.

Correio da Manhã
Negócios com Lusa 14 de Março de 2016 às 16:42
  • Assine já 1€/1 mês
  • 14
  • ...

Nicolau Breyner morreu esta segunda-feira, 14 de Março, aos 75 anos. A notícia foi avançada pelas televisões e confirmada à Lusa pela assessoria do actor. A SIC Notícias refere que morreu vítima de ataque cardíaco. 

O actor, realizador, produtor e apresentador de televisão, João Nicolau de Melo Breyner Lopes nasceu a 30 de Julho de 1940 em Serpa, localidade na qual acabou por ser candidato à Câmara e na qual presidiu à Casa do Benfica. Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica, inaugurou essa casa do Benfica em 2012.

Nicolau Breyner presidiu à Casa do Benfica em Serpa, inaugurada em 2012.
Nicolau Breyner presidiu à Casa do Benfica em Serpa, inaugurada em 2012.

O Benfica manifestou pesar pela morte de Nicolau Breyner e endereçou condolências a familiares e amigos do actor, "um reconhecido e apaixonado adepto benfiquista", em nota divulgada no sítio oficial do clube, dizendo que se associa "a este momento de profundo pesar".

"Estou completamente chocado, é uma coisa muito impressionante. Conhecia-o há muitos anos. Deu sempre a mão aos outros. A certo passo achou interessante ter uma presença política como autarca. Fez uma campanha inesquecível. Tinha um empenhamento cívico, não se desinteressava do país" recordou à SIC Notícias Paulo Portas, ex-vice-primeiro-ministro e ex-líder do CDS, partido pelo qual o actor se candidatou. 

"É uma notícia que deixará a generalidade dos portugueses tristes. É uma morte de um homem ainda relativamente jovem. Não tinha nenhuma indicação de que estivesse em risco de vida. Venho aqui curvar-me perante a memória de um homem bom", disse João Soares, ministro da Cultura, esta tarde em declarações na mesma estação de televisão.

"Um verdadeiro profissional, humano, compreensivo, solidário, muito atento às situações de carência dos seus colegas", recordou Pedro Santana Lopes, ex-primeiro-ministro e ex-secretário de Estado da Cultura, também à SIC Notícias.

De acordo com o que disse à Lusa a assessoria do actor, Nicolau Breyner não se encontrava doente, tendo falecido em casa durante a tarde, "aparentemente de causas naturais".

Nascido em Serpa, Nicolau Breyner viveu e estudou em Lisboa - canto e teatro no conservatório - e fez os primeiros trabalhos como actor nos anos 1960. Estreou-se como actor na peça "Leonor Telles", de António Lopes Ribeiro, no Teatro da Trindade, e a estreia na televisão deu-se com "Cruzeiro de Férias", ao lado de António Silva. Mas foi a partir dos anos 1970 que passou a ser mais conhecido, sobretudo por causa de programas televisivos de ficção e entretenimento. Naquela década, criou o programa "Nicolau no País das Maravilhas", no qual protagonizou, com um então estreante Herman José, a rábula "Senhor Feliz e Senhor Contente".



Nicolau Breyner teve uma carreira de mais de 60 anos e deixou uma marca intensa na televisão portuguesa, sobretudo através de telenovelas como "Vila Faia" e "Cinzas". 

Na televisão além do "Senhor feliz e senhor contente", com Herman José, protagonizou "Eu Show Nico". E foi, em 1968, concorrente ao Festival da Canção, com "Pouco Mais".



Trabalhou igualmente no cinema, como actor e realizador, tendo colaborado com realizadores como António-Pedro Vasconcelos ("A Bela e o Paparazzo", "Os Imortais", "Os gatos não têm vertigens"), João Botelho ("Corrupção") e Leonel Vieira ("A arte de Roubar"), entre outros.

"Foi um choque, uma triste surpresa, ninguém estava à espera. Não havia notícias de que estivesse doente. Era um actor ímpar, não havia ninguém como ele", considerou António-Pedro Vasconcelos à SIC Notícias.

Nicolau Breyner estava actualmente a participar nas gravações da telenovela da TVI "A Impostora". Em Lisboa, o actor tinha uma academia de actores com o seu nome, a NB Academia, dirigida a novos actores e ao aperfeiçoamento da actividade.

(notícia actualizada às 17:26 com mais informação)

Ver comentários
Saber mais Nicolau Breyner actor teatro televisão
Mais lidas
Outras Notícias