Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

"Chegou a altura de pôr ponto final no regime gratuito da Colecção Berardo"

O Estado não deve "um cêntimo ao senhor Berardo", assumiu Francisco José Viegas, lembrando que pelo contrário já entregou à Fundação Berardo 26 milhões de euros e vai patrocinar a exposição comemorativa dedicada a Nikis Skapinakis.

Alexandra Machado amachado@negocios.pt 20 de Março de 2012 às 18:53
  • Assine já 1€/1 mês
  • 5
  • ...
"O ping pong não é das minhas habilidades", começou Francisco José Viegas, quando questionado no Parlamento sobre a Colecção Berardo e as declarações que têm sido proferidas por Joe Berardo que o pretende um compromisso ao Estado até 2016, apesar das propostas de compra da colecção.

"O Governo considera que parte essencial da colecção é excelente e constitui valor acrescentado quer para o CCB, para Lisboa e para o País", mas "defenderemos os interesses do Estado e dos contribuintes", pelo que "sabemos o que é a vida dos empresários e dos grandes investidores e que têm responsabilidades com a alta finança e com a banca, mas não pretendemos exercer a nossa opção de compra nem agora, nem em 2016 e muito menos pelo valor em que o senhor José Berardo insiste que ela vale". E insistiu: "se o senhor José Berardo afirma que tem compradores para a colecção não seremos entrave a essas negociações".

Francisco José Viegas disse mesmo que a Fundação Berardo já recebeu 26 milhões de euros do Estado, "mais do que suficiente para constituir a marca". E acrescentou: "o Estado não deve um cêntimo ao senhor Berardo ou à sua fundação. Ao contrário do que tem sido dito, e a provar boa fé da secretaria de Estado, até apoiamos extra, além da subvenção anual, a exposição comemorativa a Nikis Skapinakis porque achámos que era importante e de relevo. Em boa fé nós ganhamos".

E mais. Francisco José Viegas diz ter chegado a altura de começar a cobrar entradas para a Colecção Berardo. "O Governo acha que chegou a altura de pôr ponto final no regime gratuito da Colecção Berardo".
Ver comentários
Saber mais Colecção Berardo cultura
Outras Notícias