Defesa Trump revela que Estados Unidos destruíram drone do Irão

Trump revela que Estados Unidos destruíram drone do Irão

Presidente norte-americano avançou que navio da Marinha norte-americana tomou uma “ação defensiva” contra o drone iraniano no Estreito de Hormuz, depois deste ter ignorado múltiplos avisos para se afastar.
Trump revela que Estados Unidos destruíram drone do Irão
Sábado 18 de julho de 2019 às 22:04

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou esta quinta-feira que um navio da marinha norte-americana "destruiu" um drone iraniano no Estreito de Ormuz depois de ter sido visto como uma ameaça ao voar a menos 1.000 metros deste.

Num evento na Casa Branca, Trump afirmou que o navio USS Boxer tomou uma "ação defensiva" contra o drone do Irão, que ignorou múltiplos avisos. O chefe de Estado pediu ainda a outros países que condenem o Irão e protejam os seus próprios navios.

"Este é a última de várias ações hostis e provocatórias pelo Irão contra navios a operar em águas internacionais. Os Estados Unidos têm o direito de defender os nossos funcionários, instalações e interesses", disse, sem revelar mais detalhes.

Em comunicado, o Pentágono confirmou a "ação defensiva" contra um drone, mas não mencionou que este fosse iraniano.

O ataque acontece menos de um mês depois do Irão ter derrubado um drone norte-americano, a 20 de junho, também no Estreito de Ormuz, o local que serve de ponto de passagem estratégico para o comércio mundial de petróleo.

Na altura, Trump indicara que o Irão tinha cometido um "erro muito grande" - e questionado sobre se os EUA iriam atacar o Irão como forma de retaliação, respondeu: "em breve saberão".





Marketing Automation certified by E-GOI