Economia A semana em cinco minutos: O Brasil por um fio, o terrorista preso e o drone para apanhar ilegais

A semana em cinco minutos: O Brasil por um fio, o terrorista preso e o drone para apanhar ilegais

O folhetim Lula da Silva e a sua nomeação para ministro marcou uma semana que terminou com a captura de Salah Abdeslam, suspeito de ter participado nos ataques terroristas de Paris. Pelo caminho foi aprovado um Orçamento.
A carregar o vídeo ...
Negócios 19 de março de 2016 às 09:30

SEGUNDA-FEIRA, 14 MARÇO


Morgan Stanley cola Portugal à Grécia. Mais um banco de investimento internacional a avançar com perspectivas pouco animadoras para a economia portuguesa. Desta vez foi o Morgan Stanley, com a instituição norte-americana a projectar que o PIB de Portugal vai crescer 1,3% este ano e que o défice ficará nos 3%. Estimativas bem mais desfavoráveis que as adoptadas pelo Governo no Orçamento do Estado, que apontam para um crescimento do PIB de 1,8% e um défice de 2,2%.

 

Espanhóis compram Monumental. O sector do imobiliário comercial continua a registar uma forte actividade em Portugal, sendo que depois do ano recorde de 2015, foi registado mais um negócio de dimensão considerável. A Merlin Properties anunciou a compra do edifício Monumental e uma das torres do complexo Torres de Lisboa, ambos na capital, numa operação que envolveu 103 milhões de euros.


Novo Banco oferece mais de um salário.
 Aos trabalhadores do Novo Banco que estão a ser propostas rescisões por mútuo acordo está a ser oferecida uma indemnização de mais de um salário por ano de antiguidade. A proposta inclui também a manutenção dos trabalhadores no SAMS (sistema de saúde dos bancários), bem como as condições específicas para bancários no crédito à habitação. De acordo com o Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas, as condições que estão a ser oferecidas "são melhores do que seriam num despedimento colectivo".

Sindicato diz que as condições oferecidas pelo Novo Banco, liderado por Stock da Cunha, são melhores do que as de um despedimento colectivo.
Sindicato diz que as condições oferecidas pelo Novo Banco, liderado por Stock da Cunha, são melhores do que as de um despedimento colectivo.
Miguel Baltazar/Negócios

Merkel não muda política para os refugiados. "Um dia difícil" para a CDU. Foi desta forma que a chanceler alemã Angela Merkel resumiu os resultados das eleições regionais na Alemanha, que ficaram marcadas pelo recuo do seu partido devido à crise dos refugiados. Ainda assim, a governante pretende manter o rumo e prosseguir com a sua política de migração, que acredita não ter sido colocada em causa. Já a líder do partido de direita populista Alternativa para a Alemanha (AfD), que obteve resultados expressivos, afirmou que domingo foi "um dia bom para a democracia" alemã.

 

Morreu Nicolau Breyner. Faleceu um dos actores portugueses mais carismáticos e conhecidos. Vítima de ataque cardíaco, João Nicolau de Melo Breyner Lopes morreu com 75 anos. Além de actor, era também realizador, produtor e apresentador de televisão, tendo ao longo da sua longa carreira muitos papéis de destaque, em telenovelas e outras rubricas, como o "Senhor Feliz e Senhor Contente" que protagonizou com Herman José. 

Nicolau Breyner faleceu aos 75 anos.
Nicolau Breyner faleceu aos 75 anos.
Duarte Roriz/Correio da Manhã

 


TERÇA-FEIRA, 15 MARÇO

 

Empresas públicas recorrem da decisão dos "swaps". As empresas públicas portuguesas vão recorrer da decisão do Tribunal do Comércio de Londres, que determinou a validade dos contratos de "swap" vendidos pelo Santander Totta. A decisão foi anunciada, em comunicado, pelo Ministério das Finanças, "No sumário da decisão proferida pelo referido tribunal, pode ler-se que o tribunal encontrou argumentos atendíveis tanto do lado do banco, como do lado das empresas de transporte". Com base nos fundamentos da decisão, o Metro de Lisboa, a Carris, a Metro de Porto e a STCP apresentarão recurso da decisão.

Mário Centeno considera existirem fundamentos para contestar a decisão.
Mário Centeno considera existirem fundamentos para contestar a decisão.
Pedro Elias/Negócios

Inspecção do Trabalho usa drone para detectar infracções. A Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) comprou um drone que quer utilizar para detectar trabalhadores na agricultura e nas florestas. O objectivo é localizar as pessoas em áreas de grande dimensão e ajudar a identificar situações de trabalho não declarado, segundo explicou ao Negócios o Inspector-Geral, Pedro Pimenta Braz.

 

Ministro do Ambiente vai ter subsídio de alojamento. João Matos Fernandes é o único ministro do actual Governo que irá receber o subsídio de alojamento por ter residência a mais de 150 quilómetros de Lisboa. O titular da pasta do Ambiente é natural de Águeda, mas tem exercido cargos de gestão e de docência no Porto. O subsídio diário é de cerca de 25 euros. Nos meses com 30 dias, o total é de 753 euros.

João Matos Fernandes mora a mais de 150 quilómetros de Lisboa.
João Matos Fernandes mora a mais de 150 quilómetros de Lisboa.
Bruno Simão/Negócios

Galp distribui dividendo. Galp Energia anunciou que vai distribuir um dividendo de 0,41 euros referente aos resultados do exercício de 2015, o que representa um crescimento de 20% face ao dividendo distribuído no ano anterior. A Galp terminou o exercício de 2015 com lucros ajustados de 639 milhões de euros, mais 71,5% que no ano anterior.

 

Lucros dos CTT caem. Os CTT fecharam 2015 com lucros de 72,1 milhões de euros, um valor que representa uma queda de 6,6% face ao ano anterior. Este resultado foi influenciado por gastos não recorrentes de 9,8 milhões de euros, dos quais 6,4 milhões relacionados com o Banco CTT.

A empresa liderada por Francisco Lacerda registou um lucro de 72,1 milhões de euros.
A empresa liderada por Francisco Lacerda registou um lucro de 72,1 milhões de euros.
Bruno Simão/Negócios

Altice já cortou 120 milhões no Meo. A Altice reduziu os custos operacionais da dona do Meo em 120 milhões de euros desde que assumiu a liderança da operadora, a 2 de Junho de 2015, de acordo com o relatório e contas de 2015 divulgado pelo grupo francês. O objectivo final da Altice é conseguir poupanças de 200 milhões de euros.

 

Jerónimo Martins expande-se na Colômbia. A Jerónimo Martins planeia ter mais de mil lojas na Colômbia até 2020, disse Pedro Soares dos Santos, presidente do grupo, em Barranquilha, na Colômbia. O grupo, que abriu a 13 de Março de 2013 a sua primeira loja em território colombiano, da marca Ara, prevê investir mais 500 a 600 milhões de euros até 2020 para materializar este objectivo e alargar a sua presença a cinco regiões do país.

Pedro Soares dos Santos anunciou um investimento de 600 milhões na Colômbia.
Pedro Soares dos Santos anunciou um investimento de 600 milhões na Colômbia.
Miguel Baltazar/Negócios

 

QUARTA-FEIRA, 16 MARÇO

 

"Habemus" Orçamento. O Orçamento do Estado para 2016 foi aprovado na votação final global. Teve, como se esperava, os votos a favor do PS, Bloco, PCP e Verdes. PSD e CDS-PP votaram contra e o PAN absteve-se. O ministro das Finanças defendeu o documento: "Este é o Orçamento que faz falta", em mais uma alusão a Zeca Afonso no debate do Orçamento. Mas avisou que será necessário "rigor". Para o PSD este é um Orçamento "mau, precário e irrealista".

O Orçamento foi aprovado com os votos favoráveis do PS, BE, PCP e Verdes.
O Orçamento foi aprovado com os votos favoráveis do PS, BE, PCP e Verdes.
Miguel Baltazar

Governo dá 17 milhões aos taxistas. O Ministério do Ambiente prometeu 17 milhões de euros aos taxistas nacionais na reunião com as duas associações que representam o sector – ANTRAL e Federação Portuguesa do Táxi (FPT). Serão elas que ajudarão a desenvolver as medidas previstas. O dinheiro, a maioria com origem em fundos comunitários, será usado para renovação de frotas e soluções "verdes".

Taxistas vão ter acesso a fundos para renovar frotas e soluções
Taxistas vão ter acesso a fundos para renovar frotas e soluções "verdes".
Bruno Simão/Negócios

Lula vai mesmo ser ministro de Dilma.  A Presidência brasileira confirmou a entrada de Lula da Silva para o Governo. Será o chefe da Casa Civil, um cargo que funciona como uma espécie de "primeiro-ministro" do Brasil. A nomeação tem sido interpretada pelos jornais brasileiros como uma forma de assegurar ao ex-Presidente um tratamento judicial privilegiado, já que agora só pode ser julgado no Supremo Tribunal Federal, evitando o juiz Sérgio Moro, que lidera o processo Lava Jato.


Fed baixa expectativas para subida dos juros.
A Reserva Federal (Fed) norte-americana decidiu manter a taxa de juro de referência inalterada no intervalo entre 0,25% e 0,5% e sinalizou apenas dois aumentos este ano, contra os quatro que eram esperados. Um sinal de que a autoridade monetária está preocupada com o impacto da desaceleração do crescimento global e da volatilidade nos mercados.

 

Açúcar dos refrigerantes vai pagar imposto no Reino Unido. O novo Orçamento para o Reino Unido traz um alívio fiscal para as pequenas e médias empresas e impostos agravados para as maiores. Mas a grande novidade é uma taxa sobre o açúcar nos refrigerantes, que visa aumentar a receita do Estado e combater a obesidade infantil, que deverá render 520 milhões de libras.

Imposto vai ser usado para combater a obesidade infantil.
Imposto vai ser usado para combater a obesidade infantil.
Kiyoshi Ota/Bloomberg

LSE casa com Deutsche Börse. Euronext namora Madrid? À terceira será de vez. Depois de duas tentativas para comprar a bolsa de Londres, a Deutsche Börse conseguiu fechar o negócio, avaliado em 30 mil milhões de dólares, que dará origem a um dos maiores operadores bolsistas do mundo. A LSE e a Deutsche Börse estavam em negociações desde 23 de Fevereiro, tendo agora anunciado os termos finais do negócio, que precisa ainda de ser aprovado pelos reguladores para se concretizar. Esta união levou a Euronext, que gere a bolsa de Lisboa, a avaliar opções de consolidação, tendo contratado bancos de investimento para o efeito. Uma das possibilidades é a parceria com a bolsa de Madrid. 

 

QUINTA-FEIRA, 17 MARÇO

 

Lula foi ministro 40 minutos. Os desenvolvimentos da crise política no Brasil estão a acontecer a um ritmo alucinante. As últimas 24 horas foram marcadas por reviravoltas inesperadas. Depois de Lula ter aceitado integrar o Governo de Dilma, o juiz que está a investigar o ex-presidente divulgou uma comprometedora escuta entre Lula e Dilma. O que não impediu que histórico líder do PT tomasse posse como ministro da Casa Civil logo nas primeiras horas do dia. Contudo, Lula foi ministro durante apenas 40 minutos, já que um outro juiz decidiu suspender a nomeação, por entender que há indícios de cometimento do crime de responsabilidade". 

Quarenta minutos após sido empossado como ministro, Lula da Silva viu a sua nomeação suspensa por um juiz.
Quarenta minutos após sido empossado como ministro, Lula da Silva viu a sua nomeação suspensa por um juiz.
Adriano Machado/Reuters

Buscas no Turismo Portugal. O Turismo de Portugal foi alvo de buscas por parte dos inspectores da Unidade Nacional contra a Corrupção da Polícia Judiciária, que recolheram documentação sobre contratos e adjudicações ligados à promoção do turismo português no estrangeiro. Luís Matoso, um antigo membro do conselho de administração do Turismo de Portugal que tinha a pasta da promoção externa, terá sido o alvo das buscas. Ao Negócios, Luís Matoso explicou que a denúncia partiu de um ex-funcionário do Turismo de Portugal, que já foi ouvido pelas autoridades e confirma não ser arguido neste processo.

 

Sonae aumenta lucros. A Sonae SGPS fechou 2015 com um resultado líquido de 175 milhões de euros, um aumento de 21,9% face ao ano anterior mas que ficou abaixo do estimado. Ainda assim os analistas destacaram pela positiva a subida das margens, que dá espaço para revisão em alta das projecções para este ano.

Gripo liderado por Paulo Azevedo lucrou mais 21,9%.
Gripo liderado por Paulo Azevedo lucrou mais 21,9%.
Ricardo Castelo

REN lucra mais. A REN obteve um aumento de 3% nos lucros de 2015, para 116 milhões de euros, com a menor remuneração dos activos e a contribuição extraordinária a limitarem o crescimento dos resultados. A empresa liderada por Rodrigo Costa vai pagar um dividendo de 17,1 cêntimos por acção e anunciou que vai continuar a disputar a taxa extraordinária com o Estado nos tribunais.  

 

Remuneração de Mexia pode subir. O presidente executivo da EDP receberá no máximo uma remuneração de 2,5 milhões de euros, de acordo com a proposta da comissão de vencimentos da eléctrica. Para chegar a este valor, que compara com os 2,17 milhões de euros que ganhou no ano passado, Mexia terá que cumprir todos os objectivos.

SEXTA-FEIRA, 18 MARÇO

Suspeito dos ataques a Paris foi capturado. Salah Abdeslam, o cidadão belga de origem franco-marroquina que se suspeita ter participado e estado por detrás dos atentados de 13 de Novembro em Paris, foi detido pela polícia numa operação levada a cabo em Molenbeek, arredores da cidade de Bruxelas. A detenção de Abdeslam, 26 anos, confirmada pela procuradoria belga, foi avançada primeiro por meios locais, como a televisão RTBF, que referem que foi ferido numa perna durante a operação policial. Fontes policiais já tinham indicado a mesma informação à agência France Presse. 

Salah Abdeslam foi detido nos arredores de Bruxelas.
Salah Abdeslam foi detido nos arredores de Bruxelas.
Reuters

Lula volta a ser ministro. O ex-Presidente brasileiro, Lula da Silva, que viu a sua posse como ministro da Casa Civil de Dilma Rousseff ser suspensa por duas acções populares em tribunal, voltou esta sexta-feira a assumir o cargo, depois de a única suspensão que ainda se mantinha ter sido revogada pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região, do Rio de Janeiro. De acordo com o jornal Folha de São Paulo, como não existe até ao momento mais nenhuma decisão judicial que impeça a posse, Lula da Silva volta a ser ministro de facto, ficando com foro privilegiado perante a justiça numa altura em que se adensavam os casos judiciais em que o seu nome vinha sendo envolvido.

S&P mantém "rating" e perspectiva de Portugal. A Standard & Poor’s (S&P) manteve o "rating" da dívida soberana de longo prazo de Portugal em BB+, que é o primeiro nível do chamado "lixo" (investimento especulativo). Ou seja, continua a um nível de regressar à categoria de investimento de qualidade. Quanto à perspectiva para a evolução futura do "rating" de Portugal, também ficou inalterada, permanecendo "estável". A S&P refere, no seu relatório, que espera que a retoma económica em Portugal seja moderada em 2016, após dois anos de crescimento. "Estimamos que o sólido desempenho de Portugal ao nível das exportações em 2015 não deverá prosseguir no mesmo ritmo, dadas as incertezas em torno do panorama económico mundial desde o início de 2016", destaca o documento.

Montepio regista prejuízos. A Caixa Económica Montepio Geral, que pertence ao Montepio Geral - Associação Mutualista, apresentou resultados líquidos negativos de 243 milhões de euros no ano passado. O prejuízo reportado em 2015 representa um agravamento face às perdas de 187 milhões de euros no ano anterior. Em paralelo, a associação mutualista anunciou que vai subscrever na íntegra um aumento de capital de 300 milhões de euros na caixa económica.

O banco liderado por Félix Morgado registou um prejuízo de 243 milhões de euros.
O banco liderado por Félix Morgado registou um prejuízo de 243 milhões de euros.
Miguel Baltazar/Negócios

Morreu o ex-número dois de Merkel. Guido Westerwelle, antigo ministro dos Negócios Estrangeiros alemão e ex-vice-chanceler do Governo de Angela Merkel entre 2009 e 2011, morreu aos 54 anos.A notícia foi dada pela fundação com o seu nome, na rede social Facebook, que acrescenta que o político morreu no hospital universitário de Colónia, onde estava internado para tratamento de uma leucemia.Guido Westerwelle foi líder do liberal FDP (Freie Demokratische Partei, Partido Democrático Livre na tradução livre para português) entre 2009 e 2011, tendo entrado no partido em 1980. 

Benfica defronta Bayern. O Benfica, único representante português na Liga dos Campeões, vai defrontar o Bayern de Munique nos quartos-de-final da prova. A primeira mão da eliminatória vai ser disputada no estádio do Bayern a 5 ou 6 de Abril. O segundo jogo será no Estádio da Luz a 12 ou 13 de Abril. O sorteio realizado na Suíça, ditou ainda os seguintes jogos: Real Madrid-Wolfsburg, Paris Saint Germain-Macnester City e Barcelona-Atlético de Madrid. Já nos quartos-de-final da Liga Europa, o sorteio ditou em confronto entre o Braga e os ucranianos do Shakhtar Donetsk. A primeira mão realiza-se a 7 de Abril, em Braga, e a segunda a 14, na Ucrânia.

O Benfica desloca-se a Munique para o primeiro jogo dos quartos-de-final.
O Benfica desloca-se a Munique para o primeiro jogo dos quartos-de-final.
Paulo Calado / Record

Acordo sobre refugiados. A União Europeia chegou a acordo com a Turquia relativamente aos refugiados, anunciou o primeiro-ministro finlandês, Juha Sipilä, através do Twitter. Também o primeiro-ministro checo, Bohuslav Sbotka, escreveu nesta rede social que "o acordo com a Turquia foi aprovado". "A partir do dia 20 de Março, todos os migrantes ilegais que cheguem à Grécia a partir da Turquia serão enviados de volta", acrescentou.

 

Dilma Rousseff confirmou Lula da Silva como ministro.
Dilma Rousseff confirmou Lula da Silva como ministro.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI