Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

O dia num minuto: Marcelo diz sim ao OE, Gaspar esquecido e Tavares contestado

O Presidente diz que o OE mostra "preocupações sociais". A comissão parlamentar de inquérito ao Banif esqueceu-se de contactar Vítor Gaspar. Em Angola, Luaty Beirão e outros 16 activistas foram condenados a penas de prisão.

Bruno Simão
Negócios jng@negocios.pt 28 de Março de 2016 às 20:00
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...

Marcelo promulga Orçamento. Marcelo Rebelo de Sousa dirigiu-se esta segunda-feira, 28 de Março, ao País para anunciar que resolveu dar luz verde ao Orçamento do Estado para 2016, um documento que, embora tenha riscos de execução e possa pecar por ser optimista, classifica como sendo "de compromisso", com uma filosofia diferente em relação aos passados e revelador de "preocupação social". O Presidente cumpriu assim a promessa  que fez aos portugueses de que lhes explicaria as suas principais decisões.

Comissão Banif não contactou Gaspar. Vítor Gaspar não recebeu qualquer convocatória para ser ouvido na comissão parlamentar de inquérito ao Banif, cujas audições se iniciam esta terça-feira, 29 de Março. O ex-ministro das Finanças de Pedro Passos Coelho espera ser contactado formalmente em breve depois de ter enviado um e-mail ao deputado António Filipe, que preside à comissão de inquérito. Ainda assim não é certo que Vítor Gaspar venha a prestar depoimento presencialmente. Aliás, na comissão de inquérito ao BES, e apesar de ter sido ministro das Finanças e de ter a tutela da banca, Vítor Gaspar optou por responder por escrito aos deputados.

Tribunal condena activistas angolanos a prisão efectiva. O tribunal de Luanda condenou esta segunda-feira, 28 de Março, a penas entre dois anos e três meses e oito anos e seis meses de prisão efectiva os 17 activistas angolanos julgados por co-autoria de actos preparatórios para uma rebelião. Foram igualmente condenados por associação criminosa. O caso nasceu a 20 de Junho de 2015 quando os jovens foram "surpreendidos durante uma acção de formação, que as autoridades consideraram preparação para actos de rebelião e atentado contra o presidente José Eduardo dos Santos". No caso do 'rapper' luso-angolano Luaty Beirão, que chegou a estar em greve da fome durante a prisão preventiva, a pena, em cúmulo jurídico também por falsificação de documentos, foi de cinco anos e seis meses de cadeia.

 

Apollo já tem acordo para comprar a Açoreana. A Apollo Global Management chegou a acordo para comprar a seguradora Açoreana, por um valor não especificado. Em comunicado, a Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões confirmou esta segunda-feira o acordo, dizendo que agora irá analisar a operação. Os valores envolvidos para esta aquisição não são conhecidos.

Anbang de novo na corrida pela Starwood. Os chineses da Anbang reviram em alta a sua oferta de compra pelas acções da Starwood Hotels & Resorts para 82,75 dólares por acção, numa oferta de 14 mil milhões de dólares. Esta proposta coloca novamente o consórcio liderado pela seguradora na corrida pela compra desta cadeia hoteleira. A Starwood Hotels & Resorts é disputada pela Anbang e pelo grupo Marriott.

 

Salário de Carlos Tavares contestado. Carlos Tavares quase duplicou o seu salário entre 2014 e 2015. O CEO do construtor automóvel PSA recebia 2,75 milhões de euros por ano e auferiu, em 2015, 5,24 milhões de euros. Os representantes estatais na administração do grupo francês votaram contra o salário do português, avançou esta segunda-feira, 28 de Março, o jornal Les Échos. A confederação dos sindicatos franceses também considera que a remuneração do gestor português, líder da Peugeot Citroen, "não é legítima". A companhia registou lucros acima dos mil milhões de euros em 2015 e anunciou o fim do plano de reestruturação e o regresso aos dividendos seis anos depois. Desde 2010 que a empresa não pagava dividendos.

 

Ver comentários
Saber mais Marcelo Rebelo de Sousa Orçamento Banif Vítor Gaspar Angola Luaty Beirão Apollo Açoreana Anbang Starwood Marriott Carlos Tavares Peugeot Citroen
Mais lidas
Outras Notícias