A carregar o vídeo ...
Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

10 tendências que vão marcar a próxima década

O Negócios selecionou 10 tendências que irão ser decisivas neste futuro de curto prazo.

A carregar o vídeo ...
Negócios 28 de Dezembro de 2019 às 10:00
  • Assine já 1€/1 mês
  • 6
  • ...
A jovem Greta Thunberg transformou-se num símbolo da causa ambiental. A transição climática é, contudo, apenas a ponta do icebergue de uma série de desafios que o mundo irá enfrentar durante a próxima década. Uns políticos, outros de cariz social e ainda os de matriz tecnológica. Afinal, como disse Júlio Verne (1828-1905), "tudo o que um homem pode imaginar outros homens poderão realizar". 

Redistribuição e novo capitalismo: o elefante na sala chama-se desigualdade
É quase consensual que a desigualdade é um problema económico de grande porte. Mas os diagnósticos e as soluções dividem os economistas, levando à inação. Com os protestos populares a crescer, é certo que continuará a marcar a discussão política.

Transição climática: o mundo em contra-relógio para evitar a catástrofe
A próxima década será decisiva para que o mundo se consiga preparar para as alterações climáticas, travando o prejuízo onde ainda seja possível fazê-lo. Estados e indivíduos, todos serão chamados porque está é uma "batalha pelas nossas vidas".

O triunfo da automação: Os robôs vão dominar as fábricas. E que mais?
A automação chegará, crescentemente, às atividades económicas, como fábricas, logística e até comércio. A digitalização é um caminho de não retorno, e, por isso, há que começar a preparar esse futuro tecnológico.

Redesenho da globalização: Fragmentação ou novas ligações?
Rebobinar completamente a globalização não parece possível. Mas andar mais devagar, repor barreiras e fragmentar o mundo poderá aparecer no horizonte. Ninguém sabe o que vai acontecer, mas também já ninguém acredita que fique tudo na mesma.

Tudo e todos ligados: A era em que a ficção se torna realidade
Na próxima década, os cenários futuristas dos filmes de ficção científica vão tornar-se uma realidade. Carros autónomos, hologramas e todos os objetos ligados entre si. Estas são as tendências esperadas para a conectividade. E muito graças ao 5G.

Computação quântica: mais rápida, mais alta, mais forte
A utilização das propriedades da Física Quântica no processamento de informação promete alterar "olimpicamente" os fundamentos da computação e dar melhores respostas aos problemas científicos, de engenharia e tecnológicos das empresas.

Inverno demográfico: Portugal vai continuar a envelhecer. E isso é mau?
Todas as projeções apontam para um envelhecimento da população portuguesa na próxima década. É o resultado de uma série de boas notícias. Mais complicado é desenhar políticas públicas que garantam que as pessoas vivam melhor.

Revolução na mobilidade: O filão elétrico e o fim da propriedade do automóvel
A corrida aos carros elétricos, o crescimento da partilha de veículos e os primeiros táxis aéreos são algumas das tendências que irão marcar a mobilidade na próxima década. Já os carros sem condutor dificilmente serão uma realidade.

Transformação do sistema político: populismo, uma tendência que veio para ficar
Tudo aponta para que a tendência de fragmentação política, crise dos quadros políticos tradicionais e o crescimento do fenómeno populista continue a corroer, na próxima década, os alicerces das democracias liberais.

Nova corrida ao Espaço: da soberania ao lucro
O envolvimento das empresas privadas está a abrir uma nova era na exploração espacial, abrangendo magnatas e start-ups, que promete oferecer serviços mais vastos e baratos para vários setores, da agricultura às telecomunicações.
Ver comentários
Saber mais economia empresas mercados clima ambiente tecnologia tendências para a próxima década
Outras Notícias