Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

311 trabalhadores da Segurança Social já foram reafectados

Valor corresponde a 50,5% dos funcionários que foram requalificados, ou seja, que passaram de serviços afectos ao ministério de Mota Soares para outros lugares no Estado. São sobretudo funcionários menos qualificados.

Miguel Baltazar/Negócios
Alexandra Noronha anoronha@negocios.pt 15 de Setembro de 2015 às 16:43
  • Partilhar artigo
  • 2
  • ...

O INA (Direcção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas) já reafectou 50,5% dos 616 trabalhadores que a Segurança Social colocou em requalificação, depois de ter passado alguns serviços para instituições sociais, segundo dados divulgados pelo ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, Mota Soares, que esteve esta terça-feira no Porto para um debate do International Club of Portugal.

Os números dizem respeito ao início deste mês, sendo que só no mês passado foram reafectados 101 trabalhadores.


"Fizemos muitos investimentos em duas áreas: no relacionamento com os cidadãos de forma informática e em ter lares e outros equipamentos sociais nas instituições sociais, em vez de na Segurança Social. E isto liberta trabalhadores com poucas qualificações. Deixámos de ter necessidade de um conjunto de funcionários", salientou o ministro.


Mota Soares garantiu ainda que, neste momento, não há mais trabalhadores a passar à situação de requalificação e garantiu que o Estado pode alocar estes trabalhadores a outros serviços.


Em meados de 2016, quando acabar o prazo para a requalificação, os trabalhadores que não tenham encontrado ocupação podem ficar numa situação mais complicada. Os que não foram nomeados antes de 2009 serão mesmo despedidos. 

Ver comentários
Saber mais Segurança Social Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas Mota Soares Emprego trabalho economia negócios e finanças
Outras Notícias