Segurança Social 48 mil portugueses comem todos os dias em cantinas sociais

48 mil portugueses comem todos os dias em cantinas sociais

No primeiro semestre de 2015, as 843 cantinas sociais do País serviram cerca de 48 mil refeições todos os dias, noticia a edição desta manhã do Jornal de Notícias (JN).
48 mil portugueses comem todos os dias em cantinas sociais
Negócios 11 de agosto de 2015 às 09:02

Este número, referente aos primeiros seis meses do ano, representa uma ligeira diminuição face ao mesmo período do ano passado, essencialmente devido a um desagravamento nas áreas menos urbanas. Contudo, como sublinha o presidente da União das Misericórdias, "ainda há um número muito significativo de pessoas que vão às instituições".

Manuel Lemos acrescenta ao JN que o Estado só paga as refeições efectivamente servidas (2,5 euros cada uma) e nota que o Programa de Emergência Alimentar foi uma solução rápida e eficaz para responder à crise, recorrendo à capacidade instalada e dando resposta às situações de pobreza envergonhada.

O Algarve é uma das regiões onde esse tipo de pobreza é mais comum, com uma elevada sazonalidade no emprego. Faro é o sexto distrito do País com maior número de cantinas, com 46 dos 843 protocolos com a Segurança Social. Mais que o Porto ou Setúbal.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI