Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Acordado acesso de observadores da OSCE para monitorizar cessar-fogo na Ucrânia

Os líderes da Rússia, Alemanha e Ucrânia acordaram "medidas concretas" para permitir o acesso de observadores da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) para monitorizar o cessar-fogo na Ucrânia, anunciou esta terça-feira, 17 de Fevereiro, Berlim.

Lusa 17 de Fevereiro de 2015 às 09:04
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

As medidas foram acordadas durante uma conversa telefónica, na noite de segunda-feira, entre a chanceler alemã, Angela Merkel, e os seus homólogos russo e ucraniano, Vladimir Putin e Petro Poroshenko, respectivamente, informou o gabinete de Merkel, sem facultar mais detalhes sobre os passos concretos.

 

O cessar-fogo entrou em vigor na noite de sábado para domingo, após um dia marcado por fortes combates que fizeram mais 18 mortos, a juntar aos 5.500 registados em dez meses de guerra entre as forças ucranianas e os separatistas pró-russos, apoiados por Moscovo.

 

O Presidente francês, François Hollande, e a chanceler alemã, Angela Merkel, são os patronos do acordo de paz entre Kiev e Moscovo concluído na passada quinta-feira, para pôr termo ao conflito em curso desde Abril de 2014.

 

O acordo visa permitir que os observadores da OSCE "monitorizem a situação no terreno" em torno da estratégica cidade de Debaltseve, refere o mesmo comunicado, citado pela agência AFP.

 

Já uma nota do Kremlin diz apenas que os líderes "conversaram acerca do papel da missão de monitorização da OSCE nesta fase do conflito", indicando que também foram abordados "os problemas relacionados com o cessar-fogo", a retirada de artilharia pesada e a "a situação na zona de Debaltseve".

 

Com confrontos em curso em torno da estratégica cidade ucraniana, os observadores da OSCE não puderam aceder à zona, com ambos os lados a dizerem não estarem reunidas as condições para um início da retirada da artilharia da linha da frente.

Ver comentários
Saber mais ucrânia alemanha rússia cessar fogo
Outras Notícias