Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Actividade económica diminui mas clima estabiliza

O indicador de actividade económica arrancou o ano com uma diminuição ligeira. Contudo, o indicador de clima económico, para o qual já há dados de Fevereiro, manteve-se estabilizado.

Reuters
Margarida Peixoto margaridapeixoto@negocios.pt 19 de Março de 2018 às 11:20
  • Partilhar artigo
  • 4
  • ...
O indicador de actividade económica voltou a diminuir ligeiramente em Janeiro, tal como já tinha acontecido nos últimos dois meses de 2017. Contudo, o indicador de clima económico, que já está disponível para Fevereiro, estabilizou. Os dados foram revelados esta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Conforme explica o INE, "em termos homólogos, a informação proveniente dos indicadores de curto prazo, disponível até Janeiro, aponta para um abrandamento da actividade económica no caso da indústria e para uma aceleração no caso dos serviços e da construção."

Na semana passada, o Banco de Portugal já tinha revelado que os indicadores concidentes de actividade económica e de consumo privado mantiveram a tendência de abrandamento em Fevereiro, iniciada no último trimestre de 2017. Aliás, o indicador coincidente de actividade económica abrandou pelo sexto mês consecutivo, subindo apenas 2,3% face ao ano passado, o ritmo mais lento desde Janeiro de 2017. No mesmo sentido, o indicador do consumo privado cresceu 2%, o aumento mais moderado desde Dezembro de 2016 e o quinto mês consecutivo de perda de ritmo.

Tanto o Governo como as instituições internacionais esperavam já um abrandamento da actividade económica portuguesa em 2018, quando comparado com o crescimento registado no ano passado. Em 2017, o Produto Interno Bruto cresceu 2,7%, o valor mais elevado desde 2000. A meta do Governo para este ano é de um crescimento de 2,2%.
Ver comentários
Saber mais Conjuntura clima económico actividade económica
Outras Notícias