Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Actividade económica e confiança estabilizam

Os indicadores de actividade económicos e de confiança dos empresários estabilizaram, revelou o INE, que dá conta de um melhor momento na indústria e nos serviços.

Bruno Simão/Negócios
Negócios 19 de Outubro de 2015 às 11:37
  • Assine já 1€/1 mês
  • 3
  • ...

O indicador de actividade económica do Instituto Nacional de Estatística (INE), que vinha a melhorar deste Abril, estabilizou em Agosto aos valores de Julho. Já o indicador de clima económico, que mede a confiança dos empresários e já se refere a Setembro, manteve-se ao mesmo nível de Julho, mês em que interrompeu a recuperação iniciada no final de 2014, deu conta o organismo na segunda-feira, dia 19 de Outubro.

"Em Portugal, os indicadores de actividade económica, disponível até Agosto, e de clima económico, disponível até Setembro, estabilizaram", diz o INE na nota que acompanha a divulgação dos indicadores de actividade e clima económicos, acrescentando que os "Indicadores de Curto Prazo (ICP) apontam para um aumento da actividade económica na indústria e em sectores de serviços e uma redução na construção e obras públicas".

O consumo privado continua a crescer, mas de forma menos acentuada, e o investimento mantém taxas de crescimento positivas em todas as componentes, revela ainda o organismo: "O indicador quantitativo do consumo privado apresentou um crescimento homólogo menos acentuado em agosto, reflectindo o comportamento da componente de consumo duradouro. O indicador de FBCF aumentou devido ao contributo positivo de todas as componentes, sobretudo das componentes de construção e de material de transporte".

Na nota que faz a síntese económica de conjuntura de Setembro, o INE revisita também os dados conhecidos de comércio internacional e emprego, que reflectem um crescimento maior das exportações do que das importações e uma estabilização da taxa de desemprego.

"Em termos nominais, as exportações e importações de bens apresentaram variações homólogas de 5,8% e 2,4% em Agosto, respectivamente (5,8% e 4,0% em Julho)", lê-se na nota, onde se acrescenta que "de acordo com as estimativas provisórias mensais do Inquérito ao Emprego, a taxa de desemprego (15 a 74 anos), ajustada de sazonalidade, foi 12,4% em Agosto (12,3% nos dois meses anteriores)".

Ver comentários
Saber mais clima actividade INE
Outras Notícias