Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Agenda: semana marcada por resultados semestrais; AG’s

A próxima semana será marcada pela divulgação dos resultados semestrais da Novabase e Jerónimo Martins, bem como pela realização de Assembleias Gerais (AG’S) de accionistas de empresas nacionais, entre as quais a Portugal Telecom (PT).

João Mata 01 de Setembro de 2001 às 14:00
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
A próxima semana será marcada pela divulgação dos resultados semestrais da Novabase e Jerónimo Martins, bem como pela realização de Assembleias Gerais (AG’S) de accionistas de empresas nacionais, entre as quais a Portugal Telecom (PT).

Na terça-feira, a distribuidora Jerónimo Martins [JMAR], liderada por Soares dos Santos (na foto), vai apresentar os seus resultados relativos aos primeiros seis meses do ano, após o fecho do mercado, com a Novabase [NBA], empresa de tecnologias da informação, a divulgar os seus resultados semestrais no dia seguinte.

Na quarta-feira, terá lugar a AG da Portugal Telecom [PLTM], para deliberar sobre um aumento de capital de até 253,3 milhões de euros (50,78 milhões de contos), visando a realização da oferta pública de troca (OPT) sobre as acções da brasileira Telesp Celular Participações (TCP). A reunião de accionistas já foi adiada por duas vezes, por falta de quorum, sendo que desta vez a proposta poderá ser votada, seja qual for o capital representado na AG.

Na quinta-feira, a SAG Gest realiza uma AG para deliberar sobre uma proposta que visa a redução do número de membros do conselho de administração (CA) da empresa, dos actuais cinco para três elementos.

No último dia da semana, tem início o período de subscrição das acções e de negociação dos respectivos direitos relativos ao aumento de capital da Portucel [PTCL], para os 767,5 milhões de euros (153,87 milhões de contos), com o objectivo de financiar a aquisição da Soporcel.

De acordo com a Bolsa de Valores de Lisboa e Porto (BVLP), a ponderação da Portucel nos principais índices da Bolsa nacional, o PSI20 [PSI20] e o PSI30, será ajustada, no âmbito deste aumento de capital, caso as acções da produtora de pasta e papel encerrem na segunda-feira a valer mais de um euro (200 escudos).

Conselho de Ministros reúne na segunda-feira

O Conselho de Ministros (CM) vai reunir na próxima segunda-feira, nas instalações da estalagem da Electricidade de Portugal (EDP) [EDP] na barragem do Alqueva, para deliberar sobre um «conjunto de diplomas relativos ao empreendimento de fins múltiplos da barragem do Alqueva», disse fonte oficial da presidência do CM ao Negocios.pt.

Indicadores económicos

Na quarta-feira, o Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga os dados relativos ao licenciamento de obras em Portugal , no mês de Junho.

Na Zona Euro, o Eurostat anuncia na quinta-feira os números relativos à evolução dos preços na produção industrial na zona da moeda única, no mesmo dia em que o Governo da Alemanha divulga os dados sobre a produção industrial da maior economia da Zona Euro, para o mês de Julho.

Nos Estados Unidos (EUA), a National Association of Purchasing Management (NAPM) anuncia na terça-feira os números sobre a evolução da produção manufactureira dos EUA em Agosto, para na quinta-feira o mesmo organismo revelar os dados sobre a produção não-manufactureira.

Ainda na terça-feira, o Governo norte-americano vai adiantar os dados sobre os gastos na construção em Julho, enquanto para o dia seguinte está marcada a divulgação dos números revistos sobre a evolução da produtividade nos EUA, no segundo trimestre do ano.

No último dia da semana, serão conhecidos os dados sobre a evolução do desemprego nos EUA, relativos ao mês de Agosto.

Resultados semestrais

A próxima semana também será marcada pela divulgação dos resultados de empresas internacionais, com a operadora móvel Orange e a fornecedora de acesso à Internet Wanadoo, ambas participadas da France Telecom, a divulgarem os seus resultados semestrais na quinta-feira.

Na sexta-feira, será a vez da instituição bancária francesa Crédit Lyonnais apresentar os seus resultados relativos aos primeiros seis meses do corrente ano.

Ver comentários
Mais lidas
Outras Notícias