Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Agrupamento da Teixeira Duarte ganha reabilitação do Túnel do Rossio

A Refer – Rede Ferroviária Nacional adjudicou os trabalhos de reabilitação do Túnel ferroviário do Rossio ao agrupamento Teixeira Duarte/Epos/Somafel pelo valor de 31,780 milhões de euros.

Ana Suspiro asuspiro@mediafin.pt 27 de Junho de 2005 às 16:59
  • Partilhar artigo
  • ...

A Refer – Rede Ferroviária Nacional adjudicou os trabalhos de reabilitação do Túnel ferroviário do Rossio ao agrupamento Teixeira Duarte/Epos/Somafel pelo valor de 31,780 milhões de euros.

O prazo de execução desta empreitada, segundo informou a Refer, é de 13,5 meses a partir do início de Julho, pelo que a infra-estrutura só deverá voltar a estar operacional entre Agosto e Setembro de 2006.

Fonte oficial da Refer reconhece que há um atraso, entre um mês e meio a dois meses, em relação ao prazo que tinha sido anunciado pela empresa quando, no início de Novembro do ano passado, anunciou a decisão de encerrar o túnel para obras. Na altura, a data anunciada para a reabertura foi Julho de 2006.

Esse atraso é atribuído ao tempo que foi necessário para a elaboração do projecto e do projecto de execução da obra, descrita como muito complexa por associar várias componentes e especialidades.

Custo abaixo do previsto

No entanto, fonte da Refer salienta o facto da soma dos três contratos adjudicados no quadro desta reabilitação estar bastante aquém do custo antecipado pela empresa no ano passado e que apontava para 49,5 milhões de euros. As três adjudicações realizadas pela Refer totalizam até agora 35,5 milhões de euros.

Para além da adjudicação hoje anunciada, a Refer adjudicou o projecto da obra à Grid por 1,250 milhões de euros. A fiscalização foi entregue à DHV/FBO por o valor 2,130 milhões de euros. A Ferbritas, do grupo Refer, fica com a assessoria do projecto por 400 mil euros.

A adjudicação da empreitada principal foi feita por ajuste directo, depois do anterior Governo ter aprovado a dispensa de concurso público internacional, após uma consulta a várias empresas que resultou na formação de cinco consórcios candidatos, cada um contendo já com todas as especialidades necessárias à obra.

Ver comentários
Outras Notícias