Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Alemanha: Índice de confiança dos investidores cai pelo quarto mês consecutivo

A confiança dos investidores na economia alemã caiu pelo quarto mês consecutivo em Agosto para um valor negativo de 25,5 pontos.

Rita Dias Baltazar rbaltazar@negocios.pt 14 de Agosto de 2012 às 11:25
  • Assine já 1€/1 mês
  • 3
  • ...
O ZEW, centro europeu de pesquisa económica, revelou esta terça-feira que o índice de confiança dos investidores alemães caiu de 19,6 pontos negativos em Julho para 25,5 pontos negativos em Agosto. Este foi o valor mais baixo registado em 2012. Os economistas consultados pelas agências noticiosas estimavam que o índice chegasse aos 19,3 pontos este mês.

A descida da confiança dos investidores pode ser um alerta de que a economia alemã irá abrandar nos próximos meses, segundo o ZEW.

O PIB germânico avançou 0,3% no segundo trimestre, após uma expansão de 0,5% no trimestre anterior. Este abrandamento foi, ainda assim, inferior ao previsto pelos economistas contactados pela agência Bloomberg, com as exportações e o consumo privado a contribuírem para este resultado.

O economista Carsten Brzeski do banco holandês ING, escreve que a economia alemã conseguiu. “mais uma vez, desafiar a crise do euro” e escapar à recessão técnica que muitos países do euro já estão a viver, no entanto avisa que o "motor" da Zona Euro já começou a ser afectado "pelo vírus da crise do euro". "A acentuada queda da procura de produtos alemães por parte de outros países da Zona Euro mostra que a crise do euro já tocou na economia alemã", escreve o economista em nota enviada esta terça-feira aos clientes.
Ver comentários
Saber mais Alemanha ZEW Zona Euro Índice de Confiança dos Investidores
Outras Notícias